Tráfego na ponte do Turvo será liberado a partir das 18h
14/07/2017
Equipes da Prefeitura executam serviços de recuperação da ponte de madeira da Estrada Municipal do Turvo, na zona norte Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos libera nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, o tráfego na ponte de madeira da Estrada Municipal do Turvo, na zona norte.

A passagem de carros, ônibus e vans escolares estava interditada desde a última terça-feira (11) para a recuperação da ponte.

O serviço, realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, englobou a troca dos forros, das vigas de eucalipto e da madeira e o reforço na estrutura. Já os corrimãos serão implantados até a próxima quinta-feira (20).

A ponte tem importância estratégica para a zona norte, já que a Estrada Municipal do Turvo é corredor de ônibus e de vans escolares e é utilizada diariamente para escoamento de produtos rurais. Motoristas de carros de passeio, motociclistas e pedestres, principalmente das comunidades do Turvo e da Água Soca, também foram beneficiados com a melhoria.

Comemoração

Munícipes que utilizam a ponte destacaram a importância da recuperação da ponte.“Ficou muito legal a nova ponte. Vai dar mais segurança para todo mundo, já que estava bem perigoso, principalmente quando chovia”, disse a faxineira Marli Aparecida, 44 anos, que mora no Turvo.

“Passo todo dia de moto pela ponte e estava muito perigoso. A recuperação que foi feita pela Prefeitura vai ajudar muito a comunidade”, afirmou o retireiro Samuel Rosa Sanches, 21 anos, que também reside no Turvo.

Pontes

A Prefeitura tem monitorado as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Paralelamente ao serviço de manutenção na ponte da Estrada Municipal do Turvo,  estão sendo recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte.

Desde março, a Prefeitura substituiu as três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte, além de recuperar a ponte de madeira do Jardim República, na região sul, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí.