Prefeitura descentraliza Cadastro Único para facilitar atendimento
14/07/2017
Prefeitura descentraliza Cadastro Único para facilitar atendimento
Prefeitura descentraliza Cadastro Único para facilitar atendimento Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, vai  descentralizar o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no dia 12 de agosto.

A descentralização do CadÚnico garantirá o acesso ao serviço para a população diretamente nos bairros, que podem procurar o Cras para fazerem novos ou atualizarem seus cadastros, sem necessidade de agendamento, além de facilitar e agilizar o atendimento. Por mês, cerca de 4 mil pessoas são atendidas pelo CadÚnico no município.

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias cadastradas a serem beneficiadas nos programas, como: Bolsa família; Minha casa, Minha vida; Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Carteira do Idoso, Brasil Carinhoso, Pro-Jovem, Viva Leite, Renda Cidadã, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.

O município possui  11 unidades do Cras, distribuídas por regiões, e que além do atendimento do CadÚnico, oferecem proteção básica às pessoas e famílias em vulnerabilidade buscando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, com acompanhamento social, oficinas de convivência e encaminhamento para a rede de assistência social.