Prefeitura intensifica melhorias no Parque Alberto Simões
17/07/2017
Trabalhadores fazem manutenção no Parque Alberto Simões
A equipe de trabalhadores estão executando diversos tipos de manutenção na área de lazer, que será reaberta ao público Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou os trabalhos de manutenção e a implementação de melhorias para a reabertura, no próximo dia 21 de julho, do Parque Alberto Simões, na região norte.

Na volta das atividades, os frequentadores do local ganharão uma Academia ao Ar Livre com 13 aparelhos, entre eles três para pessoas com deficiência. Nesta última semana, funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade fizeram o aterro, a concretagem e a base, preparando o local para que os equipamentos sejam instalados.

Nesta semana, também estarão finalizados os serviços de reconstrução da calçada no entorno do parque, de roçada geral, de poda de árvores e de limpeza das canaletas.

As equipes da Secretaria de Esporte e Qualidade já estão instalando grades nas três torres da tirolesa e no entorno do paredão para escalada, além de trocar as madeiras da estrutura para prática de arborismo. As medidas têm como objetivo garantir mais segurança para os praticantes de esportes radicais.

Na força-tarefa montada pela Prefeitura, a  Urbam já restabeleceu a iluminação dos setores administrativos e no momento trabalha na recuperação dos postes. Também está atuando na comunicação visual do local e na adaptação para separação de banheiros masculinos e femininos.

Obras

O Parque Alberto Simões foi inaugurado em setembro do ano passado, pela gestão anterior, mas foi entregue fechado para a atual administração. O local sofreu ações de vandalismo, pichações, furto de fios, roubo das torneiras dos banheiros  e outras depredações que precisaram ser consertadas pelo governo.

As obras começaram a ser feitas em abril pela Urbam e custaram aos cofres públicos R$ 430 mil para fazer os reparos necessários.

Com 125 mil metros quadrados de uma área verde privilegiada, o Alberto Simões oferece à população espaço de convivência, lazer e prática de esportes radicais.

E a novidade é que a Polícia Ambiental vai instalar sua sede no Casarão do Parque e implantar um projeto de Educação Ambiental no local. Essa é mais uma iniciativa da São José Unida, criada pela Prefeitura com o objetivo de reunir as ações das forças policiais para melhorar a segurança em nossa cidade.

É a primeira vez que a administração municipal cria estrutura para a Polícia Ambiental poder atender a população de São José e cidades da região.

O parque receberá ainda outros dois órgãos estaduais: a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) e a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), para atender as ocorrências ligadas às questões ambientais.

O parque

Instalado em uma área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista, o Parque Alberto Simões é mais uma opção de lazer e diversão para os moradores. O local tem equipamentos para a prática de tirolesa, paredão para escalada, estrutura para arborismo, além de pista para caminhada, academia ao ar livre, playground, pistas de bike e skate.

Após ser alvo de vandalismo e furto de criminosos, o parque passou por uma reestruturação. As obras iniciais foram realizadas pela Urbam, incluindo a instalação de iluminação em todo o complexo do parque e a manutenção dos equipamentos de banheiros e grades.  O antigo casarão recebeu nova pintura nas paredes interna e externa.

O local conta ainda com a vigilância da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Proteção ao Cidadão e as atividades esportivas no local serão coordenadas pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.