Parcerias com empresas e entidades beneficiam mais de 37 mil alunos
17/07/2017
Alunos em atividades
As ações envolvem atividades lúdicas e educativas que acompanham as diretrizes da matriz curricular e complementam o ensino Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, firmou 20 importantes parcerias com empresas e entidades para incrementar a aprendizagem de 37.660 alunos do ensino fundamental com atividades diferenciadas neste ano.

As ações envolvem atividades lúdicas e educativas que acompanham as diretrizes da Matriz Curricular da rede municipal de ensino e complementam o ensino pedagógico em sala de aula.

Entre as novidades deste ano está o Nau dos Mestres, um laboratório móvel composto por quatro caixas: Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. Em cada caixa, os alunos encontram desafios nas áreas de química, física, geometria e biologia.

O laboratório móvel foi disponibilizado em seis escolas da rede por meio de uma parceria firmada com a empresa Monsanto. No total, são beneficiados cerca de 780 alunos dos anos finais.

Outra conquista inédita foi a parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), que está possibilitando a cerca de 3 mil alunos, de 25 escolas, a participação em importantes pesquisas mundiais com envio de informações para a Agência Espacial Americana (Nasa). Atualmente, os alunos estão estudando a larva do mosquito Aedes aegypti e a Atmosfera (clima, temperatura do solo e nuvens).

“Estamos empolgados com a possibilidade de ajudar os cientistas do mundo todo com nossas pesquisas a ainda contribuir com a conscientização dos moradores do bairro sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti”, destacou Gabriel Henrique Batista, 13 anos, aluno do 8° ano da Emef Emmanuel Antônio dos Santos, região leste.

Recentemente, a Secretaria de Educação e Cidadania firmou outra grande parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para a formação, até 2018, de mais de 3.800 alunos na área do empreendedorismo – reforçando cada vez mais a vocação de São José dos Campos.

Essas parcerias ocorrem de várias maneiras, seja com a formação e treinamento dos professores; atendimento gratuito direto ao aluno, como por exemplo aulas de inglês (extracurricular); aquisição de materiais pedagógicos específicos; apresentações de peças teatrais; palestras e oficinas que incentivam o empreendedorismo, o esporte, a leitura e o cuidado com o meio ambiente.

Outros parceiros da Prefeitura junto aos alunos são: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cultura Inglesa, CCR Nova Dutra, EDP Bandeirantes, Instituto Embraer, Instituto Alpha Lumenn, Receita Federal, Polícia Militar, Instituto Jump, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto Gaia, Caixa Econômica Federal, Instituto Esporte Educação, Fundação Lemann, Sesi (Serviço Social da Indústria), Associação Ágape e Instituto Ismart.