Onda verde dá mais fluidez ao trânsito em mais duas avenidas
17/07/2017
Trânsito na Avenida João Batista de Souza Soares e Estrada Velha
A Avenida João Batista de Souza Soares, marginal da Estrada Velha na região sul, está com os semáforos sincronizados Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos implantou o sistema “onda verde” em mais duas importantes via da cidade: avenidas Cassiano Ricardo (região oeste) e João Batista de Souza Soares (região sul). Desde fevereiro, já somam 11 novas avenidas com o sistema que permite mais fluidez ao trânsito.

A “onda verde” é a sincronização de semáforos que proporciona aos motoristas passarem por uma sequência de sinal verde ao longo de uma via, mantendo uma velocidade razoável. Trata-se do resultado da tecnologia aliada a uma boa engenharia de tráfego para garantir o sincronismo dos equipamentos de sinalização.

Na esquina da avenida Cassiano Ricardo com a rua Benedito Osvaldo Lecques, no Parque Residencial Aquarius, também foi instalado um semáforo, garantindo a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam o local.

Os ajustes dos relógios dos semáforos é feito frequentemente pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A programação é feita por meio de um sistema específico e enviada à equipe de sinalização, que realiza a operação manualmente. Sempre quando ocorrem picos ou queda de energia, a programação precisa ser refeita.

Neste ano, a Prefeitura já fez ajustes em seis avenidas da região central, garantindo a fluidez e segurança ao tráfego, com a “onda verde”. São elas: Nove de Julho, José Longo, João Guilhermino, Nelson D’Ávila, São José e Madre Teresa. Também foram beneficiadas as regiões oeste, na avenida São João; leste, na avenida Juscelino Kubitschek; e sul, na avenida Andrômeda.

Mais qualidade do ar

Nos próximos meses, outros 50 cruzamentos deverão ser sincronizados em “onda verde” em toda a cidade. O objetivo é que os veículos, que antes paravam em vários semáforos, consigam transpor a via com mais segurança e sem precisar parar nos cruzamentos, gerando mais fluidez ao tráfego. Além de mais qualidade ao trânsito, o sincronismo também proporciona economia de combustível e melhoria da qualidade do ar.