Simulado de acidente de trânsito conscientiza moradores
20/07/2017
helicóptero Águia da Polícia Militar
Um dos feridos foi socorrido pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, que pousou no estacionamento de um supermercado Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A buzina disparada com a colisão de dois carros, seguida pelo som das sirenes de ambulâncias, viaturas e o desespero das vítimas, na manhã desta quinta-feira (20), num dos principais corredores viários da zona sul de São José dos Campos -- rua Bacabal, chamou a atenção de moradores e motoristas para a prevenção de traumas. 

A colisão frontal entre dois carros, próxima a uma faixa de pedestres, atraiu moradores dos bairros Parque Industrial, Jardim Paraíso e Morumbi, além de motoristas, ciclistas e pedestres que circularam pelo local. 

“Estava passando e vi tudo isso acontecer. O coração da gente acelera só de ver as pessoas machucadas. Eu acho que mexe com a nossa cabeça e a gente começa a pensar mais no trânsito”, contou Maria Aparecida Souza, 55 anos, dona de casa e moradora do Parque Industrial há mais de duas décadas. 

Assim como a dona de casa, o encanador Cesar Augusto Ferraz, 59 anos, estacionou sua motocicleta por volta das 9h30 para acompanhar o atendimento às vítimas da simulação do acidente de trânsito.

“Ando de moto desde os 18 anos e nunca tomei multa e nem sofri acidente. Eu acho legal esse tipo de treinamento (simulado) porque o povo vê, fica preocupado e, consequentemente, toma mais cuidado. Não se pode dirigir de qualquer jeito e isso chama atenção de todo mundo”, contou. 

Cesar mora no Jardim Morumbi há 22 anos e já viu de perto acidentes reais envolvendo amigos e familiares. “Eu procuro dirigir com muito cuidado, tanto para mim quanto para os outros. A gente nunca sabe o que pode acontecer”, afirmou. 

No simulado, a batida entre os veículos Prisma e o Gol matou uma pessoa e deixou outras cinco vítimas --sendo uma leve e outras quatro graves. Um dos feridos foi socorrido pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, que pousou no estacionamento de um supermercado.

Coordenado pelo Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de São José dos Campos, o simulado contou com a participação dos agentes de trânsito e equipe de educação para o trânsito, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a CCR Nova Dutra, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), além da GCM (Guarda Civil Municipal) e voluntários da Defesa Civil.

Segundo o capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante dos Bombeiros da região de São José e Jacareí, o objetivo foi impactar e conscientizar as pessoas sobre comportamentos seguros no trânsito e as medidas que salvam vidas, além de destacar a função dos órgãos responsáveis pelo socorro das vítimas de trânsito.

Durante o evento, duas faixas foram interditadas, garantindo a segurança dos motoristas e de quem participava da ação.