São José fecha os Jogos Regionais com 42 conquistas
21/07/2017
São José fecha os Jogos Regionais com 42 conquistas e 344 medalhas
São José fecha os Jogos Regionais com 42 conquistas e 344 medalhas Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos encerrou na quinta-feira (20) a participação nos 61º Jogos Regionais da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. 

Depois de nove dias de disputas em Caraguatatuba, no litoral norte, as equipes esportivas apoiadas pela Prefeitura trouxeram um total de 42 troféus para a cidade, somando 344 medalhas (193 ouros, 92 pratas e 59 bronzes) entre modalidades individuais e coletivas. Dessa forma, o município levará 40 elencos para os Jogos Abertos do Interior, que devem ser realizados entre outubro em novembro, ainda com sede a definir.  

Dos times classificados, 31 vão disputar a primeira divisão da ‘Olimpíada Caipira’, enquanto nove entrarão na divisão secundária por terem ficado com o segundo lugar. Em outras duas modalidades – vôlei de areia feminino e malha masculina – São José ficou com a terceira colocação. Em 2017, não houve disputa geral entre cidades. 

São José dos Campos credenciou atletas para todas as 26 modalidades que fizeram parte da programação dos Jogos Regionais, incluindo as novatas (skate street, badminton e capoeira). A comitiva que foi ao litoral norte contou com um total de 635 pessoas, sendo 467 atletas de 47 equipes. O restante da delegação foi composta por comissões técnicas, corpo médico, dirigentes e pessoal de apoio. 

Sede dos Regionais pela oitava vez em 13 anos (2004, 2005, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2016), Caraguatatuba recebeu cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e técnicos de 40 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo. 

Últimos compromissos

Os Jogos se encerraram oficialmente na noite de quinta-feira com a final da categoria livre do basquete masculino, em que São José dos Campos estava presente com o elenco comandado por Chris Ahmed. 

O adversário era Mogi das Cruzes, grande rival e favorita ao título ao lado dos joseenses. Com atletas mais jovens no time, como o ala-armador Léo Colimério, de 16 anos, São José encontrou dificuldades nos momentos de definição dos pontos e ficou boa parte do tempo atrás no placar.  

Ao fim do jogo, os meninos esboçaram uma reação e chegaram a diminuir uma diferença que chegou a ser de quase 20 pontos para apenas cinco. No entanto, a experiência dos mogianos prevaleceu e o jogo terminou em 73 a 83 para os rivais. 
Mais cedo, foi a vez do elenco do handebol masculino, comandado por Chico Silva, mostrar que a hegemonia na categoria é joseense. Em sistema de pontos corridos, a equipe venceu Poá por 26 a 9, chegando a segunda vitória seguida e levando o caneco. 

Modalidades campeãs

Atletismo (masculino e feminino), badminton (masculino e feminino), basquete feminino, biribol masculino, capoeira (masculino e feminino), paratletismo feminino, futebol feminino, handebol masculino, taekwondo (masculino e feminino), ginástica artística (masculina e feminina), judô masculino, tênis (masculino e feminino), natação masculina, natação paradesportiva masculina, ciclismo (masculino e feminino), futsal feminino, karatê (feminino e masculino), skate street feminino, vôlei de praia masculino, damas (misto) e xadrez (masculino e feminino). 

Modalidades vice-campeãs

Atletismo paradesportivo masculino, basquete masculino, handebol feminino, natação feminina, paranatação feminina, ginástica rítmica feminina, judô feminino e vôlei (masculino e feminino).
 
Modalidades 3º lugar

Vôlei de areia feminino e malha masculina.
 
61º Jogos Regionais – Caraguatatuba 
11 a 20 de julho 
40 cidades participantes 
26 modalidades 
Delegação joseense – 635 pessoas (467 atletas) 
Troféus por equipe – 42 conquistas
Medalhas – 344 (193 ouros, 92 pratas e 59 bronzes)