Kardec e Dona Diva marcam presença em festa julina
Kardec e Dona Diva marcam presença em festa julina
Kardec e Dona Diva marcam presença em festa julina Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Julho também é mês de festejar a cultura popular e a Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro (região leste), abre suas portas para o ‘Bailão do Chico’, que acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 19h30. A festa é um motivo para integrar os aprendizes das oficinas culturais e a comunidade, principalmente os moradores do entorno da casa. A entrada é gratuita.

O encontro será animado pelo músico e mestre Kardec Gonzaga, que promete executar muitas canções tradicionais da cultura popular nacional. Além dele, também marcará presença uma outra mestre da cultura, Diva Gonçalves Santana, mais conhecida como Diva Vozinha, que estará comemorando 91 anos de idade.

Perfis

Kardec Gonzaga nasceu em uma família tradicional de músicos e foi com seu pai que ele aprendeu a tocar sanfona e acordeom. Ele já participou de festivais, programas de rádio e televisão e apresentações em shows, clubes e bailes. Kardec atua também em grupos de Folia de Reis e é professor de sanfona há mais de 30 anos.

Dona Diva faz bonecas de pano há cerca de 80 anos. Conhecida como vovozinha, aprendeu esta arte com a mãe costureira, em Delfim Moreira (MG). Ela conta que nos fins de semana sentava no quintal e criava suas peças com retalhos e botões que restavam dos trabalhos de sua mãe. Agora, é Diva que transmite o seu saber para as filhas, netas e conhecidas.

A festa é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro