Equipe conclui trabalho de pulverização contra carrapatos
21/07/2017
Prefeitura conclui trabalho de pulverização contra carrapatos
Prefeitura conclui trabalho de pulverização contra carrapatos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta sexta-feira (21) um mutirão de combate aos carrapatos no Parque da Cidade, na região norte. O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

A força-tarefa montada pela Prefeitura permitiu que o trabalho fosse agilizado e terminasse em dois dias. A previsão inicial era de que prosseguisse até o próximo dia 26.

A pulverização com carrapaticida líquido foi feita nos gramados e na vegetação da entrada do parque, no Galpão Gaivotas, nas alamedas onde estão instaladas as palmeiras-imperiais e no Espaço 4 Patas.

Mesmo com o fim da aplicação do produto, as equipes continuarão monitorando o parque para identificar eventuais novos focos.

Infestação

A infestação de carrapatos no Parque da Cidade é um fenômeno recorrente, principalmente em períodos frios e com muito vento como nos últimos dias.

Os principais hospedeiros e disseminadores no local são as cerca de 100 capivaras que vivem no lago e circulam por toda a extensão da área de lazer, especialmente durante as madrugadas, quando não há frequentadores e visitantes.

A cada 15 dias é realizada a aplicação de produtos contra carrapatos no Espaço 4 Patas, no Parque da Cidade, para evitar a infestação nos cães.