Prefeitura intensifica abordagens sociais durante as madrugadas
21/07/2017
Prefeitura intensifica abordagens sociais das ações durante as madrugadas
Prefeitura intensifica abordagens sociais das ações durante as madrugadas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, intensificou nesta semana as abordagens sociais das pessoas em situação de rua. O objetivo é conduzir essas pessoas aos abrigos municipais, minimizando o sofrimento trazido pelas baixas temperaturas. 

Cerca de 140 pessoas foram encaminhadas para os abrigos nos últimos três dias, quando as equipes fazem as abordagens no início da noite até a madrugada. Em dias mais quentes,  a média é 15 pessoas acolhidas por noite. 

A ação conta com a colaboração do grupo Apoio Solidário, com voluntários que participam das abordagens e fazem doações de cobertores e alimentação, incrementando o trabalho já realizado pela equipe de Abordagem Social de Rua da Prefeitura. 

Caso a pessoa abordada aceite o acolhimento, a equipe faz o encaminhamento até os abrigos. Foi o caso de Elizeu Rodrigues, 71 anos. “Eu estava dormindo próximo da rodoviária nova. Fazia um frio horrível, vi que o termômetro marcava 8ºC. Foi então quando passou a equipe da Abordagem Social me fazendo o convite pra ir com eles. Eu aceitei, entrei na kombi e estou aqui no abrigo alimentado e quentinho”, citou.  

Contribuição

Ao verificar pessoas em situação de risco nas ruas, em decorrência do frio, deve telefonar a qualquer hora para o telefone 153. As equipes trabalham 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. Sete equipes, coordenadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, monitoram praças, parques e ruas para identificar crianças, jovens, adultos e idosos que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência. 

Profissionais capacitados oferecem cuidados de higiene, roupas limpas, alimentação, entre outras. Também é feito um cadastro para armazenar os dados da pessoa em situação de rua, além de atividades que buscam reinserir o cidadão à sociedade.

A Prefeitura conta com 7 peruas Kombi e 35 agentes sociais para os serviços de abordagem. No município, há 7 abrigos, sendo 1 com estrutura para o atendimento de 120 pessoas e os demais com capacidade para 20 pessoas cada.