Famílias se divertem em evento de pipas no Campo dos Alemães
22/07/2017
A primeira edição do festival promoveu oficina de montagem de pipa e outras atividades de recreação, todas elas gratuitas para a população
A moradora Luciene Faria levou os filhos Anderson, de 4 anos, e Arthur, de 8, ao festival para aprenderem a fazer pipas Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

O 1º Festival de Pipas promoveu alegria e descontração na manhã deste sábado (22) ao Poliesportivo Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos. Pessoas de todas as idades participaram do evento, que integra a programação do aniversário da cidade.

Realizado pela Prefeitura, com apoio da Polícia Militar e EDP (Empresa Bandeirante de Energia), o festival promoveu oficina de montagem de pipa e outras atividades de recreação, todas elas gratuitas. Antes de empinar, correr e brincar no espaço aberto da unidade esportiva, as crianças puderam acompanhar e aprender a fazer o brinquedo, com auxílio de instrutores.

Também houve Rua de Lazer, com presença de monitores. Vários tipos de jogos e brincadeiras reuniram pais e filhos no ambiente lúdico formado por lonas espalhadas no gramado e equipamentos à disposição para quem quisesse se divertir.

Além disso, muitas crianças aproveitaram para brincar no playground e na academia infantil, enquanto os adultos tiveram a oportunidade para conhecer o espaço, andar na pista de caminhada e até mesmo praticar esporte. Em meio ao festival de pipas, ocorriam treinos na quadra de tênis e jogos nos campos de futebol e rugby.

Um dos destaques da programação foi o teatro de fantoches encenado por servidores da Guarda Civil Municipal, que prendeu a atenção do público infantil.

Na apresentação, feita no palco do poliesportivo, os profissionais da corporação fizeram um trabalho de cunho educativo, com orientações sobre atitudes seguras na hora de soltar pipa. Essa campanha também foi desenvolvida para todo o público, por meio da distribuição de folhetos na entrada do local.

A moradora Luciene Faria levou os dois filhos para as atividades. Acompanhados da mãe, os pequenos Anderson, 4 anos, e Arthur, de 8, assistiram o sketch teatral, aprenderam a fazer pipa e brincaram na Rua de Lazer. “É bom ter uma coisa diferente para as crianças, principalmente nas férias, e elas poderem brincar, correr”, disse ela.

Brinque com segurança

Solte pipa em locais abertos, como parques e campos

Não tente tirar pipa enroscada em poste, pois há risco de descarga elétrica

Não empine em cima de telhados ou lajes, perto de antenas, postes e fios elétricos nem em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos