Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, dará início à reestruturação das unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O objetivo é garantir os direitos e o acesso aos serviços oferecidos à população, que poderá procurar pelo atendimento na unidade mais próxima de sua moradia, agilizando o serviço.
Além disso, a partir de agora todas as unidades contarão com equipe completa de psicólogos e assistentes sociais, possibilitando a ampliação do atendimento e desenvolvimento de ações na comunidade, bem como um melhor acompanhamento das demandas.
Em São José, toda a proteção básica é oferecida por meio do Cras. As ações buscam fortalecer os laços familiares e comunitários, com acompanhamento social, oficinas de convivência e encaminhamento para a rede de assistência social. Essas ações procuram garantir os direitos sociais, prevenir situações de risco e estimular a mudança na condição de vida das pessoas.
Já a proteção especial é oferecida pelo Creas no atendimento, orientação e acompanhamento aos indivíduos e famílias em situação de violência, abuso, trabalho infantil e maus tratos com idosos. As ações oferecem acompanhamento técnico desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família.
Reestruturação
• Atendimento do Cras Interlagos (rua Nicanor Reis, 578) passará a ser realizado no Cras Dom Pedro (rua Edilson Sabino dos Santos, 181) para atendimento os bairros Torrão de Ouro, Condomínio Terrinha, Jd. Mesquita, Pq. Interlagos.
• Moradores dos bairros Bosque dos Eucaliptos, Jd. Del Rey, Jd. Estoril, Jd. Madureira, Jd. Portugal, Quinta das Flores, Residencial Altos da Quinta e Residencial Primavera serão atendidos também no Cras Dom Pedro (rua Edilson Sabino dos Santos, 181);
• Moradores dos bairros Jd. Satélite, Bosque dos Ipês, Cidade Jardim, Jd. Petrópolis, Colônia Paraíso, Comunidade Menino Jesus, Floradas de São José, Jd. América, Jd. Anhembi, Jd. Azaleia, Jd. Do Céu, Jd. Juliana, Morumbi, Oriental, Oriente, Jd. Paraíso, Jd. Rosário, Jd. San Marino, Jd. Sul, Terras do Sul, Jd. Veneza, Moradas do Sol, Palmeiras de São José, Pq. Dos Ipês, Pq. Independência, Pq. Industrial, Conj. 31 de Março, Residencial de Villa, Gazzo, Residencial Jardins, Residencial Quinta dos Ipês, Recanto dos Eucaliptos, Recanto dos Pinheiros, Sol Nascente, União, Rio Comprido e Vale do Sol serão atendidos no Cras Anhembi (rua Serra do Roncador, 210);
• Cras Norte (rua Alzira Lebrão, s/n Alto da Ponte), passará a atender no prédio do Creas Norte, dentro do Centro Comunitário;
• Creas Norte (rua Alzira Lebrão, s/n Alto da Ponte) terá o atendimento direcionado para a rua Sebastião Húmel, 523, centro, passando a denominar-se Creas Centro-Norte;
• Creas Medidas terá o atendimento descentralizado para os Creas Sul (rua José Bento de Moura, 254, Bosque dos Eucaliptos), Leste (rua dos Periquitos, 464, Vila Tatetuba) e Centro-Norte (rua Sebastião Húmel,523 Centro).