Com mais salas, alunos do Pinheirinho deixam de estudar à noite
24/07/2017
Alunos do Pinheirinho ganham mais salas e deixam de estudar à noite
Os alunos da Emef Pinheirinho dos Palmares tiveram grande novidade com a volta das aulas: mais salas de aula e fim do período noturno Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Após duas semanas de recesso escolar, 108 escolas de educação infantil e ensino fundamental de São José dos Campos retomaram às aulas nesta segunda-feira (24) para mais de 55 mil alunos.

Na região sudeste, os estudantes da Emef Pinheirinho dos Palmares tiveram uma grande novidade com o retorno dos estudos: a ampliação da escola, que ganhou quatro novas salas, e eliminação do período vespertino, que acontecia das 15h30 às 20h. Com isso, esses alunos terão uma hora a mais no ensino diário.

Com estas mudanças, os alunos do 7º ao 9º ano que estudavam no vespertino passarão a estudar à tarde, das 12h30 às 17h30, como os demais alunos da rede. Nesta escola, o horário era diferenciado para atender a demanda inicial do Residencial Pinheirinho dos Palmares. Ao longo do semestre, a Secretaria de Educação e Cidadania realizou um planejamento para adequação do horário dessas turmas.

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou as estruturas da Emef Pinheirinho dos Palmares de 13 para 17 salas de aulas. Graças a negociação com a empresa fornecedora de modulares da escola, a ampliação teve custo zero, beneficiando diretamente os alunos adolescentes que deixaram de ter aula à noite.

Uma das mães que aprovou a novidade foi Michele de Melo Leite, 36. “Agora meu filho Gabriel sairá no mesmo horário que sua irmã, Natasha. Poderei buscar os dois e teremos mais segurança na volta para casa. O aumento de horas na escola também será bom pois ele poderá se dedicar ainda mais aos estudos”, destacou.

A aluna do 7º ano, Ingrid Nicole Fernandes Silva, 13 anos, também ficou feliz com o novo horário. “A escola é um ambiente de aprendizado e alegria, gosto muito daqui. A partir de agora, entrando mais cedo na escola, teremos ainda mais disposição para estudar durante a tarde e também para fazer as tarefas à noite”, completou.

Melhorias ampliadas

Inaugurada em fevereiro deste ano, a escola era a única da rede municipal com três turnos (manhã, tarde e vespertino) necessários ao atendimento da demanda do Residencial Pinheirinho dos Palmares e bairros adjacentes. Neste semestre, um total de 315 alunos do 7º ao 9º ano estudaram no período das 15h30 às 20 horas.

Todas as salas de aula desta escola são equipadas com ar condicionado e os alunos contam com estrutura escolar completa, com banheiros, refeitório e ala administrativa.

Para os técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, o horário de aula mais adequado à faixa etária vai proporcionar maior integração entre os alunos, além de melhorar o desempenho escolar e garantir mais segurança aos estudantes.