Pousada do Vale vai ganhar 250 árvores para recompor mata ciliar
24/07/2017
Nesta segunda foram plantadas, com o apoio da comunidade, 115 árvores no entorno do lago na entrada do bairro Pousada do Vale
"Quanto mais árvores, melhor para o nosso bairro e para a nossa cidade", afirmou a aposentada Maria de Lourdes Aparecida, 72 anos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta segunda-feira (24), o plantio de 250 árvores no bairro Pousada do Vale, na zona leste, em comemoração aos 250 anos do município, que serão completados nesta quinta-feira (27). A ação também integra o projeto de reurbanização do bairro, ampliando as opções de lazer.

O trabalho, que está sendo realizado em conjunto pelas secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade, prossegue nesta terça (25) e se encerra na quarta (dia 26). Nesse último dia, a partir das 9h, haverá o plantio de 35 mudas por alunos que estudam no Pousada do Vale, na Emef Geraldo de Almeida, dentro do programa de educação ambiental da Prefeitura.

Nesta segunda foram plantadas, com o apoio da comunidade, 115 árvores no entorno do lago na entrada do bairro, em projeto que também tem como objetivo recompor a mata ciliar do local.

Estão sendo plantadas espécies nativas e frutíferas, incluindo ipê-amarelos, ipê-brancos, quaresmeiras, bauhinias, sibipirunas, pau-brasis, buritis, ingás, embaúbas, sangras d’água, oitis, aroeiras mansas, goiabeiras e pitangueiras.

Comemoração

Moradores do Pousada do Vale que ajudaram a plantar árvores nesta segunda-feira destacaram a importância da ação realizada pela Prefeitura para melhoria do meio ambiente e para tornar o Pousada do Vale ainda mais bonito. “É uma ideia maravilhosa da Prefeitura. O lago já é bonito e vai ficar ainda mais atrativo com o plantio de mais 250 árvores. Quanto mais árvores, melhor para o nosso bairro e para a nossa cidade”, afirmou a aposentada Maria de Lourdes Aparecida, 72 anos.
“É a primeira vez que estou plantando uma árvore e está sendo uma experiência muito gratificante. É muito bom contribuir para a melhoria da minha cidade e do meio ambiente”, disse o pedreiro Wilton Pereira dos Santos, 43 anos.

O autônomo Juarez Rodrigues de Sousa, 49 anos, e o pedreiro Alírio Gonçalves Neves, 57 anos, também comemoraram o aumento da arborização no Pousada do Vale, que classificaram como um presente para os moradores em meio às comemorações pelo aniversário de São José. “Sempre gostei de plantar árvores e agora estou tendo esta oportunidade de ajudar a tornar o Pousada do Vale ainda mais bonito. O lago vai ficar ainda mais atrativo, já que árvores sempre representam saúde e vida”, afirmou Sousa.

“Na semana em que São José está comemorando mais um aniversário, estou ajudando a deixar uma semente para o futuro com o plantio destas árvores. É um presente para a cidade e para todos nós”, disse Neves.

Melhorias

Os moradores do bairro Pousada do Vale vêm recebendo diversas melhorias, entre elas a pavimentação de 28 vias e a reurbanização da praça, que está sendo executada pelo programa Minha Praça de Volta e já está na fase final, devendo ser concluída em agosto. Também será melhorada a iluminação no entorno do lago.

Arborização

São José possui atualmente 172.700 árvores. No primeiro semestre, a Secretaria de Manutenção da Cidade plantou cerca de 400 mudas em vias públicas (calçadas e praças) e a meta é fechar o ano com mais 3 mil. Além disso, o plantio de árvores também é realizado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade por meio de compensações ambientais e de programas de reflorestamento, de educação ambiental e de revitalização de nascentes.