Borboletário de São José dos Campos realiza visitas monitoradas
25/07/2017
Borboletário de São José dos Campos realiza visitas monitoradas
Durante a visita, o público conhece as fases do ciclo de vida das borboletas, desde a postura dos ovos, o nascimento das lagartas Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Borboletário Municipal Asas de Vidro, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, n.100, Santana), está realizando visitas monitoradas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, sem necessidade de agendamento prévio.

Durante a visita, o público conhece as fases do ciclo de vida das borboletas, desde a postura dos ovos, o nascimento das lagartas, sua transformação em pupa/crisálida até a eclosão com o surgimento da borboleta.

O roteiro começa com uma apresentação audiovisual que traz informações e curiosidades sobre as borboletas e sua função no meio ambiente.  Em seguida os visitantes passeiam pelos jardins do viveiro onde as diversas espécies voam livremente.

O espaço de educação ambiental oferece conhecimento de forma lúdica para crianças e adultos, destacando a importância da biodiversidade e da conservação das espécies. As borboletas, como outros insetos, têm a importante função de polinizar os vegetais e funcionam como bioindicadores de qualidade ambiental.

No primeiro semestre deste ano o Borboletário já recebeu mais de 1.300 visitantes, vindos por meio de grupos agendados, entre escolas e outras instituições. Nos demais dias da semana, a equipe de educadores, que pertence à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, se concentra no manejo da criação de borboletas e outros programas de educação ambiental no Parque da Cidade.