Nova tecnologia está em teste para dar mais fluidez ao trânsito
25/07/2017
Prefeitura testa nova tecnologia para melhorar o trânsito
O projeto piloto já está sendo testado na Avenida dos Astronautas, onde foram instalados os controladores semafóricos inteligentes Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos está testando uma tecnologia inédita no Brasil, com o objetivo de aumentar a fluidez dos veículos e melhorar o trânsito da cidade.

Trata-se do TrafGo -- uma ferramenta desenvolvida pela empresa Serttel, em parceria com o Google, para fazer o controle e a otimização dos tempos dos semáforos utilizando as informações do Google Maps.

O diferencial da TrafGO é o baixo custo de implantação e manutenção, já que dispensa a instalação de sensores na via. Além disso, faz o monitoramento e controle em tempo real, otimiza ciclos, tempos de verde e defasagens dos semáforos, melhorando o sincronismo das vias e o tempo de deslocamento dos veículos, utilizando as informações do Google Maps, através de sua interface para uso profissional, a Google Maps API.

O projeto piloto de São José dos Campos já está sendo testado na Avenida dos Astronautas (região sudeste), onde foram instalados os controladores semafóricos inteligentes, de protocolo aberto, os quais possibilitarão a comunicação com o software.
Sua implantação se dará através da Lei de Inovação, sem custo para o município.

O sistema TrafGo disponibilizará uma interface gráfica para avaliar o desempenho do sistema em execução, bem como para monitorar remotamente, por meio de indicadores de tempo de deslocamento dos veículos, o tráfego na região controlada.

Como funciona

As informações de trânsito na via são fornecidas pela Google Maps API, baseadas nos mesmos algoritmos que alimentam o Google Maps. O sistema TRafGo, por sua vez, analisa os indicadores e calcula os tempos dos semáforos e envia para os controladores semafóricos. Por fim, os semáforos executam os comandos da central, tornando o trânsito mais eficiente e, por consequência, reduzindo o tempo de deslocamento do motorista.