Liderada por São José, RM Vale é a 1ª no ranking de exportações
25/07/2017
Avião
O ramo de fabricação de aeronaves e equipamentos espaciais está com a fatia de 39,2% das vendas ao exterior Foto: Divulgação

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMV) atingiu um volume de exportações de U$ 4,3 bilhões no primeiro semestre deste ano. Liderada por São José dos Campos, esse valor representa um crescimento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado e coloca a região na melhor posição do Estado, ultrapassando até mesmo, a região da capital paulista.

O saldo comercial por município foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior e analisado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) e pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na análise foram observados dados de 39 diretorias regionais do Estado de São Paulo.

A colocação de São José como primeira do ranking no número de exportações foi atribuída, principalmente, por conta do comércio de combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas, ceras minerais (49,0% da pauta) e de aeronaves e equipamentos espaciais, e suas partes (39,2%).
Além disso, as importações da diretoria regional da Fiesp de São José dos Campos foram 45,9% menores do que no ano passado, registrando com isso, o maior superávit entre as diretorias paulistas. Uma vez que a balança comercial teve um saldo positivo de US$ 3,1 bilhões.

Recuperação

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, os resultados refletem a pujança econômica da região, especialmente nos segmentos óleo e gás (Revap) e aeronáutico (Embraer).

Porém, é avaliado também que a queda das importações, especialmente no setor de bens de transformação (maquinário de incremento ou modernização da produção), que continua baixo.
Os técnicos avaliaram ainda que, apesar das dificuldades econômicas, há claros sinais de recuperação, o que reflete a força produtiva de São José dos Campos e região.