HM renova contrato, amplia procedimentos e apresenta ala reformada
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta terça-feira (25), um novo contrato de gestão com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), para a continuidade do gerenciamento do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence. O valor mensal a ser repassado será de R$ 13,7 milhões, que equivale a um reajuste de 3,7% (inflação medida pelo IPC dos últimos 12 meses) em relação ao último contrato.
A entidade foi a vencedora do processo licitatório concluído em julho, pois apresentou a melhor proposta financeira e o melhor plano de trabalho no chamamento público aberto pela Secretaria de Saúde há pouco mais de dois meses.
O novo contrato, com duração de 24 meses, prevê aumento da oferta de internações (em 12,6%), cirurgias (34,4%) e consultas ambulatoriais (30,4%). Também foram acrescidos no contrato 15 indicadores qualitativos. Os indicadores dizem respeito à qualidade assistencial e performance, como por exemplo a redução das taxas de mortalidade e de infecção.
Nova ala
Além do novo contrato, o HM apresentou, nesta terça-feira, sua nova ala de procedimentos eletivos, que passará a abrigar os pacientes pós-cirúrgicos. Foram investidos, em dois meses de obra, R$ 150 mil na reforma de 18 quartos, 5 salas de apoio, posto de enfermagem, 20 banheiros e 36 leitos. As paredes receberam pintura epóxi, uma resina mais resistente, especial para unidade hospitalar.
Nos sanitários foram instalados com piso cerâmico e houve a troca da tubulação de esgoto e água. Também houve a compra de sofás e réguas de oxigênio e os mobiliários dos leitos foram todos reformados.
Mutirão de cirurgias
Em agosto, o HM inicia um mutirão de cirurgias eletivas, que prevê a realização de 750 procedimentos até o final do ano. Estão previstas 450 cirurgias de hérnia, 100 de vesícula e 200 laqueaduras. Os pacientes operados já utilizarão a nova ala para procedimentos eletivos.
Hospital de alta complexidade
O Hospital Municipal de São José dos Campos foi inaugurado em 1978 e, desde 2006, quando passou a ser gerenciado pela SPDM, a unidade recebeu credenciamento para realização de procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias ortopédicas e procedimentos neurocirúrgicos, ampliando sua produção ambulatorial e hospitalar, bem como o número de residências médicas e os demais serviços oferecidos à população. Desde 2016 é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação.
Nos últimos meses o HM vem reestruturando seus processos de gestão e adotando a ferramenta Lean com objetivo de minimizar desperdícios de tempo e de recursos financeiros e humanos.
O HM é a maior unidade hospitalar de referência para urgência e emergência da região do Vale do Paraíba. Recebe aproximadamente mil pessoas por dia no seu pronto-socorro (média de 20 mil/mês).