Plantio de árvores fortalece a conservação de nascentes
26/07/2017
Aluno com regador
As ações de arborização no entorno das fontes de água contam com a participação de estudantes da rede pública de ensino Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, no primeiro semestre deste ano, o plantio de árvores nativas em cinco nascentes inseridas no Programa Revitalização de Nascentes, localizadas nos bairros Jardim Pararangaba, Vista Verde e Jardim São Vicente, na zona leste, além de Jardim Satélite e Campo dos Alemães, na zona sul. As nascentes contribuem para formação dos córregos Pararangaba, Alambari, Veados, Ribeirão Vidoca e Senhorinha, afluentes do Rio Paraíba do Sul.

As áreas receberam um total de 2.100 mudas nativas da região para o enriquecimento da biodiversidade vegetal. Entre as espécies estão cedro rosa, ipê amarelo, ipê verde, jerivá, suinã, tucaneiro, palmito juçara, árvores frutíferas atrativas da avifauna.

Implantado em 2006, o programa Revitalização de Nascentes promove a conservação de 33 nascentes localizadas em áreas urbanas municipais, recompondo a vegetação de mata ciliar nas áreas de preservação permanente (APP).

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O programa foi retomado pela Prefeitura no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, elencando cinco áreas para receber os plantios. Até o fim deste ano, a meta é ampliar para 12 o número de áreas com monitoramento e conservação.

Em boa parte das nascentes já pode ser observada a mudança da paisagem com a vegetação reestabelecida, mas o processo de revitalização é delicado, lento e enfrenta muitos desafios. As nascentes inseridas no ambiente urbano estão vulneráveis a atos de degradação, como o depósito irregular de lixo e entulho, a depredação das espécies e queimadas, entre outras interferências.

Empresas e organizações podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação da área. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947-8260.

Educação Ambiental

A escola e a comunidade do entorno sempre foram os principais focos de sensibilização do Programa Revitalização de Nascentes, com o envolvimento de estudantes e professores em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental.

No segundo semestre terá continuidade a capacitação de professores para o projeto de educomunicação socioambiental, que utiliza da linguagem audiovisual como instrumento de informação e sensibilização sobre a preservação das nascentes, e que culminará na realização da 5ª Mostra de Vídeos Ambientais.