Alunos de São José participam de campeonato de robótica
31/07/2017
Carlos Raimundo, Erick Santos, Wesley Ryan e Hugo Pereira
Carlos Raimundo, Erick Santos, Wesley Ryan e Hugo Pereira são representantes da Escola Municipal Rosa Tomita Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, preparou 40 alunos com idade entre 12 e 14 anos para um concurso de robótica. O evento, que acontecerá pela primeira vez em São José dos Campos, será no dia 12 de agosto, das 9h às 18h.

O Tech Challenges é promovido pelo Instituto Alpha Lumen e reunirá competidores de todo o Vale do Paraíba no Cefe (Centro de Formação do Educador Leny Bevilacqua), no Parque da Cidade (região norte). O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

A ação reúne quatro competições em um único dia: a Olimpíada Brasileira de Robótica; o Torneio Juvenil de Robótica - em que os alunos da rede irão participar; o Torneio Universitário de Robótica e o Robofest, que está sendo lançado neste ano e inclui estudantes de 7 a 12 anos.

Durante o mês de julho, os alunos que irão competir no Torneio Juvenil de Robótica receberam treinamento do Instituto Alpha Lumen sobre como montar, programar e utilizar os robôs da Lego. Foram selecionados quatro alunos de dez escolas municipais de ensino fundamental para competir, entre si, nesta categoria.

Os alunos estão se preparando para concorrer com os robôs em três etapas: Luta de Sumô, Cabo de Guerra e Viagem ao Centro da Terra. No Torneio Juvenil serão premiados, com medalhas, os três primeiros colocados de cada categoria e a escola da equipe vencedora também será premiada.

Representando a Emef Profª Rosa Tomita (região leste), o aluno Carlos Raimundo, 13 anos, está feliz com o convite do professor de ciências para participar da competição. “Este é meu primeiro contato com robótica e está sendo um grande aprendizado para minha equipe. Além do estudo, este torneio está nos incentivando a trabalhar em grupo e aprender a compartilhar ideias. Espero que este seja o primeiro de muitas competições”, destacou.

Os vencedores da etapa regional de cada torneio poderão ser encaminhados para a etapa estadual e nacional, conforme classificação.

Segundo técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, a participação no evento será de grande importância para incentivar o estudo de disciplinas como matemática, ciências e física, além de sensibilizar os alunos quanto a importância da ciência e tecnologia na indústria de automação e seu impacto na economia e na sociedade.