HM recebe alunos de medicina e aborda traumas de acidentes
31/07/2017
Estudantes de medicina da Humanitas participam de evento no Hospital Municipal
Os estudantes ouviram relatos de profissionais que atuam no atendimento às ocorrências de trânsito diariamente Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Cerca de 60 estudantes de medicina, da faculdade Humanitas, foram recebidos nesta segunda-feira (31) pelo Hospital Municipal de São José dos Campos. A visita integra as ações do Party – programa que visa a prevenção de traumas no trânsito relacionados principalmente ao uso da mistura de álcool e direção na juventude.

Os estudantes ouviram relatos de profissionais que atuam no atendimento às ocorrências de trânsito diariamente. Médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais, estimularam a prevenção de acidentes e sobre o importante papel dos futuros médicos.

Também foi realizada uma visita à área de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro, para a compreensão do processo de recuperação das vítimas de trânsito.

Para a aluna Maria Luiza Luizete, 19 anos, as palestras foram impactantes. “Uma experiência bem legal por ser estudante de medicina, mas ao mesmo tempo muito chocante ver de perto as pessoas que sofreram com acidente. Saímos daqui mais atentos e levamos o conhecimento para os amigos” completou.

Em 2016, cerca de 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao HM tinham idade entre 14 e 29 anos. O projeto tem como público-alvo estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O programa

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait). Nestas cidades, o programa é coordenado pela Liga do Trauma, que consiste em uma associação de universitários que desenvolve atividades extracurriculares de aprendizado, capacitação e extensão junto à disciplina Cirurgia do Trauma.

Em São José dos Campos, o Party está sob a coordenação do Hospital Municipal, com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde e Apoio Social ao Cidadão.