Saga Harry Potter estimula alunos da Vera Babo a estudar literatura
01/08/2017
Saga Harry Potter estimula alunos da Vera Babo a estudar literatura
Saga Harry Potter estimula alunos da Vera Babo a estudar literatura Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos da Emef Profª Vera Babo de Oliveira, na região norte de São José dos Campos, estão estudando literatura de um jeito diferente. Há um ano e meio, a professora da Sala de Leitura, Stefânia Andrade, criou o projeto ‘Ordem da Fênix da Vera Babo’, que estimula a leitura por meio dos livros da saga Harry Potter. Os encontros acontecem toda quarta-feira, no período da tarde.

Durante os encontros, os alunos fazem a leitura de capítulos dos livros e debatem sobre o assunto para desenvolver oficinas, peças teatrais e experimentos científicos.

Integram este grupo de estudos alunos do 6º ao 9º ano e para participar é necessário realizar uma avaliação teórica para comprovar o conhecimento sobre a saga. Esta prova é preparada e aplicada pelos alunos integrantes do projeto, com a orientação da professora. A próxima avaliação acontece neste mês de agosto e os alunos interessados em participar podem procurar o grupo para se inscrever.

Segundo Stefânia, os objetivos do projeto ultrapassam o estudo da literatura. “Nossa ‘Ordem da Fênix’ é multidisciplinar. Além da leitura, trabalhamos a língua inglesa, matemática, história e ciências. Além disso, os alunos desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, disciplina e comprometimento”, destacou.

Integrante do grupo há um ano, a aluna Vitória Oliveira Santos, 12 anos, torna os estudos ainda mais divertido com a caracterização semelhante a da personagem Hermione Granger, uma das protagonistas da série, e criou sua própria varinha mágica com agulha de tricô e lã.

“Me interessei pelos filmes pouco antes de conhecer o grupo da Vera Babo e me apaixonei. Na escola, além do pedagógico, o grupo incentiva o contato com colegas de idade diferente, mas com algo em comum, e isso torna o estudo ainda mais divertido”, disse.