Equipes dão início à recuperação de duas pontes na região sudeste
02/08/2017
Ponte do Jardim Pernambucano
Na ponte do Jardim Pernambucano serão utilizados 22 metros cúbicos de gabiões, com previsão de encerramento do trabalho até o dia 9 Foto: Divulgação

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta semana, a recuperação das cabeceiras de duas pontes na região sudeste. Uma das pontes faz a ligação entre os bairros Santa Júlia e Putim, enquanto a outra está localizada no Jardim Pernambucano, nas proximidades da Obra Social Magnificat. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

As pontes corriam risco de desabamento, já que suas estruturas foram danificadas devido às erosões causadas por chuvas nos últimos meses. Com isto, as tubulações de concretos se romperam.

Para a recuperação, está sendo utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que são um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. As tubulações de concreto também estão sendo refeitas pelas equipes da Prefeitura.

Na ponte que liga o Santa Júlia ao Putim, serão implantados 39 metros cúbicos de gabiões, que também servirão de mureta para garantir mais segurança para os motoristas e pedestres. A previsão é de que os serviços de manutenção sejam concluídos até o próximo dia 16.

Já na ponte do Jardim Pernambucano serão utilizados 22 metros cúbicos de gabiões. O trabalho deverá estar concluído até o próximo dia 9.

Monitoramento

Um total de 45 pontes e 16 passarelas de madeira estão sendo monitoradas pela Prefeitura. O objetivo é identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas, garantindo mais segurança aos motoristas e pedestres.

Além das duas pontes na zona sudeste, estão sendo recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte. O serviço é complexo e deverá ser concluído em até cinco meses.

Desde março, a Prefeitura substituiu as três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte. Na mesma região, foram trocadas as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Já na zona sul, foi recuperada a ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro (leste) e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.