Alunos aprendem com jogos, fantoches e instrumentos musicais
03/08/2017
Alunos sentados em roda
O projeto pedagógico incentiva a leitura com atividades lúdicas aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Oito escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos receberam uma nova ferramenta pedagógica para os alunos do 1º ao 5º ano. Composto por materiais didáticos, jogos, fantoches e instrumentos musicais, o Baú das Artes propõe a interação dos alunos e o desenvolvimento da leitura e da escrita.

O Baú é um armário móvel com caixas de materiais que abordam os seguintes temas: Ética, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultura, Saúde e Sexualidade.

Nos livros didáticos de cada caixa, os professores encontram histórias que promovem discussões sobre o cotidiano, como por exemplo o livro ‘Mário, o menino imaginário’, do autor Victor Peres e Perez, que trata sobre a amizade e o respeito.

“Atividades lúdicas são grandes diferenciais no aprendizado das crianças. Atrair a atenção deles para algo novo facilita o ensino e o trabalho em equipe. Esta nova ferramenta foi uma conquista muito positiva para nossa escola e refletirá positivamente no desenvolvimento dos alunos”, destacou Dayani Carvalho, professora do primeiro ano da Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, na região oeste.

O estudante Enzo Ghael Mendes de Oliveira, 7 anos, também aprovou o Baú das Artes. “A professora Dayani incentiva muito a leitura e com o Baú ficou mais divertido aprender. O livro do menino imaginário nos fez ver o quanto os amigos são importantes em nossas vidas e que precisamos respeitar o próximo”, disse.

O Baú das Artes foi idealizado pela Editora Evoluir, empresa com propósito social de oferecer às escolas ferramentas inovadoras nas maneiras de ensinar e aprender. As outras escolas municipais que recebem o projeto são: Emef Profº Geraldo de Almeida, Emef Profº Luiz Leite, Emef Profº Possidônio Salles, Emef Profº Emmanuel Antônio dos Santos, Emef Profª Mariana Teixeira Cornélio, Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua e Emef Rio Comprido.