Piso nivelado na ciclovia da Via Norte aumenta segurança
04/08/2017
Obras na ciclovia
Os serviços executados ao longo da pista da região norte abrangem 2,1 quilômetros de extensão Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos finaliza nesta semana os serviços de manutenção da ciclovia da Via Norte, na zona norte, que teve o piso nivelado ao longo de 2.100 metros de extensão, além da capina geral. Com isso, os ciclistas, ganham mais conforto segurança na via.

A partir da próxima segunda-feira (7), serão feitos os serviços de roçada nas faixas exclusivas para bicicletas da SP-50 e da avenida Altos do Rio Doce, no Altos de Santana, ambas também na região norte. Juntas, elas somam 3,920 quilômetros.

Dentro do mutirão de melhorias, estão incluídos também os trabalhos de capina geral na ciclovia, nos canteiros e na rotatória da avenida Dr. Amin Simão, no Jardim da Granja (região sudeste), com início previsto para o próximo dia 18.

Até o final deste mês, também deverá ser recuperado o piso da ciclovia da avenida Andrômeda, no Jardim Satélite (região sul). No local, já houve capina geral e limpeza.

No total, nesta primeira fase dos trabalhos, serão feitos trabalhos de capina, limpeza, poda de árvores e reparos em 11 ciclovias, que somam 37,8 quilômetros.
  
Mutirão

A recuperação das faixas exclusivas para bicicletas está sendo implementada em conjunto pelas secretarias de Manutenção da Cidade e de Mobilidade Urbana.

Já foram realizadas melhorias nas ciclovias da Estrada do Imperador (Residencial União, zona sul); da avenida João Batista Soares (Ferradura), no Jardim das Indústrias; da avenida Lineu de Moura, no bairro Urbanova, e da Via Oeste (sentido Jardim das Indústrias), todas na região oeste.
 
Também foram realizados serviços de manutenção no Viaduto Santa Inês e na SP-62, no Galo Branco, ambas na zona leste.
 
Mapeamento de prioridades

O cronograma de recuperação foi elaborado com base no estudo feito sobre a malha cicloviária do município. Por meio de um levantamento minucioso, foi possível conhecer as condições e necessidades de cada ciclovia e ciclofaixa, o que permitiu o planejamento focado nas prioridades. 

As ações, que demandam investimentos relativamente baixos e podem ser realizados a curto prazo, deverão trazer melhorias significativas para quem utiliza bicicleta, tanto para o trabalho, estudo ou mesmo para o lazer.

Dentro do planejamento cicloviário, estão também previstas a implantação de novas faixas, além do aproveitamento da malha existente para interligar as regiões. São José dos Campos conta hoje com mais de 89 quilômetros de faixas destinadas ao tráfego exclusivo de bicicletas.