Alunos do Dom Pedro 1º se reúnem com autoras do Vale do Paraíba
04/08/2017
Estudantes do quarto e quinto ano da Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus participam de encontro literário
Estudantes do quarto e quinto ano da Escola Municipal Therezinha do Menino Jesus participaram de encontro com as autoras Foto: Beto Freitas/PMSJC

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Alunos do 4º e 5º ano da Emef Profª Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, no bairro Dom Pedro 1º, região sul de São José dos Campos, tiveram um encontro especial nesta semana com cinco escritoras regionais.

Participaram do evento as escritoras Zenilda Lua, Itamara Moura, Dila Bento, Val Saab e Madalena Gil. Elas contaram sobre o início de suas carreiras, as inspirações para escrever e recitaram textos de sua autoria. Para homenageá-las, os alunos também leram trechos de alguns livros escritos por elas

A estudante Ana Carolina Luciano, 11 anos, leu os livros de Zenilda e ficou encantada ao conhecer a autora. “Pelos textos, eu imaginava uma autora alegre e ela é exatamente assim: linda e muito divertida. Quando leio seus livros me vejo dentro deles e é isso que me estimula a ler sempre”, disse.

A ação foi uma iniciativa do professor de Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa, Bismarck Abrantes, que desde abril deste ano promove encontros com autores para incentivar o gosto dos alunos pela leitura. “Esse contato com os autores é emocionante para os alunos e torna o aprendizado e a discussão sobre literatura ainda mais enriquecedora. Além disso, ensinamos os jovens a valorizar os escritores regionais”, destacou o professor.

Efetis

O acompanhamento pedagógico de português foi inserido nas Efetis (Escola de Formação em Tempo Integral) neste ano, visando ampliar o estudo da língua.

Além das aulas de português, os alunos da Jornada Ampliada também participam de aulas de matemática, arte, cultura, esporte e lazer. O projeto atende cerca de 2.400 alunos do ensino fundamental da rede municipal, com idade entre 6 e 14 anos.

Escolas municipais participantes da Efeti
  • Rosa Tomita