Ex-alunos ajudam colegas a se preparar para o ensino médio técnico
08/08/2017
Integrantes do projeto Bússola e alunos da Escola Municipal Maria Amélia Wakamatsu
Um grupo de seis jovens desenvolveu o projeto para ajudar os estudantes que vão participar do processo seletivo do Casdinho Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo formado por seis ex-alunos da Emef Profª Maria Amélia Wakamatsu, no Campos de São José, região leste de São José dos Campos, desenvolveu o projeto Bússola para ajudar os estudantes do 7º e 8º ano da escola que vão participar do processo seletivo do Casdinho -- um curso preparatório de vestibulinho para o Ensino Médio Técnico em instituições da cidade.

O projeto Bússola surgiu após os próprios integrantes do grupo passarem pelo processo seletivo do Casdinho. Mais preparados nos estudos, eles entenderam que poderiam compartilhar seus conhecimentos em prol dos colegas mais jovens que enfrentariam o mesmo desafio.

“Quando nos preparamos para o Casdinho não tivemos uma orientação especialmente voltada para isso. Hoje podemos oferecer essa preparação aos alunos que realizarão a prova, compartilhando nossas experiências”, destacou Matheus Lins, 16 anos, um dos professores no projeto.

As aulas acontecem entre os meses de agosto e outubro, sempre aos sábados, e são preparadas de acordo com questões e temas avaliados nos últimos vestibulinhos.

Cerca de 50 alunos da escola foram convidados a ingressar no projeto, entre eles, Letícia Araújo Muniz, 12 anos, que participa pelo segundo ano. “Estou me preparando para a prova do Casdinho e essas aulas me ajudam muito. Os professores do projeto são atenciosos e explicam bem as matérias”, disse a aluna.