Obra na ponte do Pernambucano traz mais segurança aos usuários
08/08/2017
Trabalhadores executam serviços na ponte do Pernambucano
Para a recuperação da cabeceira, foi utilizada uma estrutura armada com gaiolas de gabião, de grande durabilidade e resistência Foto: Divulgação

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a recuperação das cabeceiras da ponte do Jardim Pernambucano, nas proximidades da Obra Social Magnificat, na zona sudeste, garantindo mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres. O serviço, realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, teve início no último dia 1º.

A ponte corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada por chuvas nos últimos meses. Com isto, as tubulações de concretos se romperam.

Para a recuperação, foi utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, foram implantados 22 metros cúbicos de gabiões.

As tubulações de concreto também foram refeitas pelas equipes da Prefeitura.

Outra ponte na mesma região está tendo suas cabeceiras recuperadas pela administração municipal --no caso, a que faz a ligação entre os bairros Santa Júlia e Putim. A ponte está recebendo 39 metros cúbicos de gabiões, que também servirão de mureta para garantir mais segurança para os motoristas, motociclistas e pedestres que trafegam pelo local. A previsão é de que os serviços de manutenção sejam concluídos até o próximo dia 16.

Monitoramento

Além das duas pontes na zona sudeste, estão sendo recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte. O serviço é complexo e deverá ser concluído em até cinco meses.

Desde março, a Prefeitura substituiu outras três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte. Na mesma região, foram trocadas as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Já na zona sul, foi recuperada a ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro (leste) e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.