Terminal Intermunicipal terá R$ 4,48 milhões em investimento
08/08/2017
Obras na Rodoviária Nova
As obras de reforma e modernização da Rodoviária Nova começaram na terça-feira (8) Foto: Beto Faria/PMSJC

Urbam

Começaram, nesta terça (8), as obras de reforma e modernização do Terminal Rodoviário Intermunicipal Frederico Ozanan (Rodoviária Nova) para melhor atender aos usuários e à população joseense.

Será investido um total de R$ 4,48 milhões e as obras deverão durar 18 meses. A reforma inclui as trocas dos pisos intertravados na entrada, plataformas de embarque e área do terminal urbano, em uma área de 2.590 m2. Os pisos intertravados serão substituídos por pavimento de concreto liso e antiderrapante. O piso do saguão principal também será recuperado. As vagas do estacionamento serão totalmente cobertas. Os alambrados ao redor do terminal e do estacionamento serão trocados por gradil.

As trocas dos pisos serão feitas por etapas para minimizar os transtornos aos usuários. No caso do saguão, a recuperação do piso será feita no período noturno, quando houver o mínimo de movimentação no terminal, com objetivo também de reduzir os impactos. Uma média de 10 mil usuários circulam pelo terminal diariamente.

Os investimentos estão previstos no contrato entre a Urbam (Urbanizadora Municipal) e a Sinart (Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda). A Urbam é responsável pela gestão do Terminal Intermunicipal Frederico Ozanam. Através de licitação, foi firmado contrato de concessão onerosa com a empresa Sinart para operação, administração e exploração comercial do Terminal, desde dezembro de 2016, por um período de 20 anos.

A reforma geral também vai contemplar a revitalização do telhado, troca da iluminação da praça de alimentação e saguão, construção de 9 novas salas para o setor de encomendas, pintura geral do prédio, projeto de paisagismo, reforma da caixa d'água, novo projeto de comunicação visual, reforma do refeitório dos funcionários, entre outros.

Sobre a Urbam

A Urbam foi fundada em 10 de outubro de 1973 como uma sociedade de economia mista, e tem a Prefeitura de São José dos Campos como sua acionista majoritária. A empresa executa vários serviços de infraestrutura essenciais para a população joseense. Com cerca de 2.900 funcionários, a Urbam é responsável pela Gestão Integrada da Limpeza Urbana, que envolve a varrição de vias públicas, o sistema de coleta seletiva de resíduos e todo o processo de tratamento e disposição final destes resíduos na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Sua atuação abrange ainda todo o serviço funerário da cidade, administração dos cemitérios, terminal rodoviário, Estádio Martins Pereira e execução de obras em geral.

Sobre a Sinart

Fundada há mais de quarenta anos, a Sinart – Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda, presta serviços na gestão de terminais de passageiros em vários estados como: Bahia, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Piauí; terminais de aeroportos, estacionamentos públicos e privados. É operadora do Aeroporto Internacional de Porto Seguro.