Peça teatral ensina sobre folclore às crianças da Fundhas
09/08/2017
Crianças da Fundhas e professores do Teatro Cidadão
O teatro interativo vai percorrer onze unidades da fundação, com encenações que valorizam lendas e contos regionais e nacionais Foto: Divulgação

Fundhas

Neste mês em que se comemora o folclore brasileiro os professores do projeto Teatro Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), apresentam uma peça voltada às crianças de 6 a 14 anos.

A peça percorrerá onze unidades da fundação. Interativo, o teatro apresenta as lendas, contos dos folclores regional e nacional, ressaltando o surgimento de alguns personagens como Saci-Pererê, Iara, Boi-Bumbá, Mula sem Cabeça e Curupira.

Nesta quarta-feira (9), foi a vez dos alunos da Fundhas Sede se divertirem. “Foi legal, queria vestir a fantasia do Boi-Bumbá”, afirmou Gustavo Henrique Costa, 10 anos. O que Ana Julia Ferraz, 6 anos, gostou mesmo foi de interagir com os personagens. “Conheço todos, foi legal brincar com a Iara e o Saci”, disse.

Os professores artistas, César Guirão e Adrianno Rodrigues, prepararam o espetáculo trazendo uma narrativa sobre o folclore utilizando bonecos para desenvolver o tema. “Se trata de um passeio pela cultura, crença e diversidade de um povo de uma maneira lúdica”, refletiu Guirão.

As figuras dos personagens folclóricos ganharam vida para contar “causos” como das lendas da mãe d’água, como “caçar Saci”, Boi-Bumbá e a importância da preservação da floresta pelo Curupira.