Joseenses embarcam para São Sebastião para disputa do Jori
09/08/2017
Integrantes da delegação joseense antes do embarque
Com muita alegria e descontração, a delegação de São José dos Campos seguiu em dois ônibus rumo ao Litoral Norte Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em clima de festa e ansiedade, a delegação de São José dos Campos embarcou na tarde desta quarta-feira (9) em dois ônibus, na Casa do Idoso Sul, com destino ao Litoral Norte, para a disputa dos 21º Jori – Jogos Regionais dos Idosos da 2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

A edição de 2017 será disputada em São Sebastião entre os dias 9 a 13 de agosto. Na quinta-feira (10), um micro ônibus levará o restante da delegação, saindo também da Casa do Idoso do Bosque dos Eucaliptos.

Se depender da animação e disposição dos competidores, São José dos Campos, atual campeã, voltará do litoral com o oitavo troféu de primeiro lugar geral entre cidades dos Jogos.

“Estou super segura de tudo que vou fazer, tanto no vôlei quanto na coreografia. Eu vou dar o melhor de mim”, disse com firmeza Maria Cristina Dias, 64 anos, que participará dos torneios de vôlei e coreografia.

E a atleta contará com um reforço familiar no Jori. A prima Marli Marcondes, 68 anos, que a acompanhava no embarque, estará ao seu lado também na hora de mostrar desenvoltura com as coreografias. “(Para mim) é a mesma coisa. Para isso que nós treinamos bastante, estamos seguras, bem focadas e vamos que vamos”, afirmou Marli.

São José será representada por 113 atletas (58 mulheres e 55 homens), que disputarão todas as 14 modalidades que constam na grade da competição. Juntando comissões técnicas, dirigentes e pessoal de apoio, a delegação deste ano tem 128 pessoas.

Todos ficarão alojados na escola municipal Profª  Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (rua São Nicolau, 567 – Pontal da Cruz). Com espírito de luta, os joseenses esperam garantir o título geral e a vaga para a final estadual, marcada para acontecer em outubro.

“O espírito é de competição, para ganhar. Não é para brincar. A gente brinca depois que pegar a medalha de ouro”, completou Maria Cristina Dias.

Os Jogos

Ao todo, 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo estão inscritas nos Jogos Regionais dos Idosos 2017.

São José dos Campos será representada nas 14 modalidades que estarão em disputa no Jori: atletismo (masculino e feminino), bocha (misto), buraco masculino e feminino), coreografia (misto), damas (masculino e feminino),  dança de sala (misto), dominó (masculino e feminino),  malha (misto), natação (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), truco (misto), voleibol adaptado (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino).

Nos Jogos Regionais dos Idosos algumas modalidades têm disputas subdivididas em categorias. Para o atletismo e a natação são reservados sete tipos de provas. Para a dança de salão, tênis, tênis de mesa e voleibol adaptado tem duas categorias. A novidade desta edição é a inclusão da categoria “G” no atletismo e na natação, ou seja, voltado para pessoas com idade acima de 90 anos  (nascido a partir de 1925).

A competição em São Sebastião servirá como fase preliminar para a final estadual dos jogos, marcada para acontecer na cidade de Sertãozinho, entre 18 e 22 de outubro.