Alunos de São José participam do concurso regional de robótica
10/08/2017
Alunos preparam robô
Os estudantes da rede de ensino municipal se prepararam para o concurso, que será realizado pela primeira vez na cidade Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos de dez escolas de ensino fundamental de São José dos Campos, com idade entre 12 e 14 anos, participam neste sábado (12) da primeira edição do Tech Challenges, evento que reunirá estudantes de todo o Vale do Paraíba no Cefe (Centro de Formação do Educador) para competir em torneios de robótica.

O Tech Challenges, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, agrupará quatro competições em um único dia: a Olimpíada Brasileira de Robótica; o Torneio Juvenil de Robótica – com a participação dos alunos da rede municipal de São José; o Torneio Universitário de Robótica; e o Robofest, lançado neste ano.

O evento terá início às 9h, com entrada gratuita ao público. Além de assistir as competições, os visitantes também poderão participar de diversas atividades interativas com robôs, drones e simuladores.

Os alunos da rede de ensino municipal foram treinados para o Torneio Juvenil pelo Instituto Alpha Lumen durante o mês de julho e irão concorrer com os robôs em três etapas: Luta de Sumô, Cabo de Guerra e Viagem ao Centro da Terra. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e a escola da equipe vencedora também será gratificada.

A premiação dos vencedores acontecerá às 17h, no anfiteatro do Cefe. O Centro de Formação do Educador está localizado na avenida Olívo Gomes, 250, em Santana (região norte).

Robofest:
Drones e Robótica – das 9h às 16h

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR):
Competições – das 10h às 12h
Resgate – das 13h às 16h30
Premiação – 17h

Torneio Juvenil de Robótica (TJR):
Viagem ao Centro da Terra – das 10h às 11h
Sumô – das 14h às 15h
Cabo de Guerra – das 16h às 17h
Premiação – 17h

Torneio Universitário de Robótica (TUR):