Escola da região leste terá programa de prevenção de acidentes
11/08/2017
Alunos assistem palestra
Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dorival Monteiro foram os primeiros a receber a equipe do projeto Party Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos do ensino médio da escola estadual Prof. Dorival Monteiro, no bairro Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, foram os primeiros a receber a equipe do Projeto Party - - programa que visa à prevenção de traumas no trânsito relacionados principalmente ao uso da mistura de álcool e direção na juventude.

O Party é formado por profissionais da Prefeitura, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), que abordam, durante palestras e oficinas, questões como álcool e direção, falta do cinto de segurança, uso do celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito.

No próximo dia 25, a turma do segundo ano do ensino médio deverá participar de palestras dentro do Hospital Municipal. E, ainda na programação, os adolescentes farão visitas à área de atendimento do HM e ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para conhecer de perto o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.

Para a vice diretora da escola, Melissa Ribeiro, 37 anos, há nove anos na área de educação, o projeto é muito significativo para a comunidade. “Tem tudo a ver com o contexto em que os estudantes vivem. Essa formação vai subsidiar essas transformações que a gente espera que aconteça não só na escola, mas na sociedade como um todo”, concluiu a educadora.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. No ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.