Com 400 vagas, aulas da Univesp começam até o final de agosto
11/08/2017
Daiane Rodrigues Garcia
Daiane (à esquerda): “Esta será minha segunda graduação e uma maneira de ampliar minha atuação na área em que gosto” Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

As aulas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) deverão começar até o final deste mês de agosto, em São José dos Campos. Para esta edição, foram ampliadas as vagas para os cursos de engenharias de Produção e de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. No total, 400 vagas de graduação estão sendo ofertadas para a comunidade. A segunda chamada para a matrícula será feita a partir da próxima semana.

As vagas para esses cursos, sendo 100 para cada um, serão distribuídas nos polos do Cefe, na região norte, e do Parque Tecnológico (região leste).

Os cursos são disponibilizados à população por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e não possuem custo de mensalidade aos estudantes. “Se eu precisasse pagar uma faculdade, neste momento, não teria condições. Esta será minha segunda graduação e uma maneira de ampliar minha atuação na área em que gosto”, disse Daiane Rodrigues Garcia, 29 anos, matriculada no curso de Engenharia de Computação.

Seu colega de classe, William Fernando da Silva, 34 anos, espera concluir a primeira graduação com essa oportunidade. “Há tempos queria voltar a estudar, mas era difícil conciliar o estudo com o trabalho e reservar uma parte das finanças para custear a faculdade, mas agora vou conseguir realizar o sonho da formação superior”, destacou William.

As aulas a distância são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e as presenciais acontecem, quinzenalmente, nos polos de São José dos Campos. O Cefe está localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, e o Parque Tecnológico fica na Estrada Dr. Altino Bondensan, 500, no distrito de Eugênio de Melo.

Universidade Aberta do Brasil

A UAB é um programa do Ministério da Educação criado em 2005 e integrado por universidades públicas do Brasil para oferecer cursos de nível superior por meio da educação a distância.

A iniciativa propicia a interação e efetivação de parcerias dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), viabilizando mecanismos alternativos para expandir a oferta de curso superior em todo o país.