Alunos de São José comemoram vitória em torneio de robótica
12/08/2017
Alunos e público no evento
O Tech Challenges reuniu estudantes do Vale do Paraíba no Centro de Formação do Educador para concorrer em jogos com robôs Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 40 alunos de dez escolas de ensino fundamental de São José dos Campos, com idade entre 12 e 14 anos, viveram um sábado de muita emoção com os desafios do Torneio Juvenil de Robótica.

O torneio foi uma das competições do Tech Challenges, evento promovido pelo Instituto Alpha Lumen, que reuniu estudantes do Vale do Paraíba neste sábado (12) no Cefe (Centro de Formação do Educador) para concorrer em jogos com robôs.

Para esta disputa, os alunos foram treinados pelo instituto e acompanhados por professores da rede de ensino municipal durante todo o mês passado. Eles competiram em três modalidades: Luta de Sumô, Cabo de Guerra e Viagem ao Centro da Terra.

Os estudantes Thiago, Marco Antonio e Gabriel, da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira, conquistaram o primeiro lugar na batalha Cabo de Guerra. “O principal para nós foi o trabalho em equipe. Foi divertido, enriquecedor e muito emocionante. Queremos ampliar o conhecimento sobre robótica e, quem sabe, participar de outras competições”, destacou Thiago, de 13 anos.

O pai de Thiago se orgulhou com a conquista do filho. “Foi o melhor presente de Dia dos Pais que eu poderia ganhar: ver o desenvolvimento, a alegria e a vitória do meu filho. O coração está cheio de alegria”, destacou Amarildo de Araújo, 52 anos.

Os estudantes da Escola Municipal Rosa Tomita ganharam o troféu Destaque no Torneio. Ficaram com o primeiro lugar na Luta de Sumô e o segundo na Viagem ao Centro da Terra. Nesta última, o primeiro lugar foi para a equipe da Escola Municipal Elza Regina Ferreira Bevilacqua.

Além das atrações do Torneio Juvenil, o público assistiu também outros torneios simultaneamente: a Olimpíada Brasileira de Robótica, o Torneio Universitário de Robótica e o inédito Robofest. Os visitantes puderam interagir com um simulador, os drones e robôs.