Museu reúne professores para explorar a cultura do milho
14/08/2017
Banner sobre a cultura do milho
O tema da programação especial do Mês do Folclore deste ano é a cultura do milho Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza, nesta segunda-feira (14), dois encontros com os professores que acompanharão as escolas participantes da programação especial do Mês do Folclore, que acontece no próximo dia 22, Dia Nacional do Folclore, a 1º de setembro. O tema deste ano vai explorar a cultura do milho e tem como slogan ‘Milho: de grão em grão... se alimenta toda a criação’. 

Nos encontros, os professores conhecerão a programação e poderão tirar dúvidas sobre as atividades propostas.  A intenção é passar para os professores o máximo de informações sobre a programação, de maneira que eles possam estimular os alunos participantes a aproveitarem integralmente das atividades.

“Ao escolhermos o milho como tema de reflexão para o Mês do Folclore deste ano, buscamos valorizar a sabedoria que o homem adquiriu ao longo de milhares de anos, em todas as etapas deste ‘relacionamento’ com a natureza, desde seu cultivo até as inúmeras formas de utilizá-lo, como na culinária e no artesanato, por exemplo”, destacou a folclorista Angela Savastano. 

Além das explicações que serão dadas pela equipe do museu, os professores receberão uma ‘cartilha’ com informações de como o milho faz parte da cultura popular e assistirão a dois vídeos mostrando diferentes formas de utilização da palha do milho em peças de artesanato. Algumas delas, inclusive, integrarão uma exposição temporária durante a programação do Mês do Folclore. 

A programação do Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, numa promoção da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

Museu do Folclore
  • Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade)