Intensificação dos serviços agradam os moradores
14/08/2017
Operação tapa-buraco
O serviço de tapa-buraco foi intensificado, com equipes executando as melhorias em ruas e avenidas da região central e dos bairros Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A intensificação dos trabalhos de manutenção da cidade tem agradado a população joseense. Segundo dados do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), nos primeiros sete meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice de satisfação dos moradores com o atendimento aos pedidos encaminhados à Secretaria de Manutenção da Cidade teve alta de 8 pontos percentuais. De janeiro a julho, a média foi de 89,26% em 2017 contra 81,51% em 2016.

Em consonância ao índice de satisfação, também foi registrada queda de 79% no número de reclamações no atendimento a esses serviços, neste mesmo período  --  passando de  3.820, em 2016 para 807 na atual administração.

Os resultados foram apurados pelo Ipplan por meio da Central 156, que é utilizada como ferramenta de gestão em todos os serviços da Prefeitura de São José dos Campos, ajudando na identificação de demandas urgentes e priorização de trabalhos, obras e melhorias em toda a cidade. A Central 156 também pode ser utilizada pelos munícipes para denúncias e sugestões.

Reforço

Em relação ao índice de satisfação, os números têm melhorado mês a mês – 87,21% em janeiro; 87,20% em fevereiro; 88,29% em março; 88,39% em abril; 90,79% em maio; 91,42% em junho e 91,56% em julho, ultrapassando a meta de 90% estipulada no início da atual gestão. O objetivo é aprimorar o atendimento e melhorar ainda mais os índices.

Os bons resultados se devem ao incremento nos serviços, que garantiram aumento da quantidade, com qualidade, e ao mesmo tempo mais agilidade no atendimento das demandas.

Por exemplo, em relação à  troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública houve reforço, em maio, com a inclusão de mais uma equipe.,Agora, são três equipes trabalhando 24 horas por dia.

Quanto às operações tapa-buraco, o serviço também foi intensificado, com três equipes executando as melhorias nas ruas e avenidas da região central e dos bairros de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Eficiência

Moradores que tiveram pedidos atendidos elogiaram a rapidez e qualidade dos serviços executados. “Pedi a troca de cinco lâmpadas na rua em que moro e o serviço foi executado cinco dias depois que liguei no 156. Fiquei muito satisfeito com a qualidade e com a rapidez do trabalho. A Central 156 está funcionando muito bem”, disse o soldador Manoel Cipriano da Silva, 64 anos, que mora no Santa Lúcia, na zona leste.

“Acionei a Central 156 para que fosse recuperada a rua em que moro. O serviço foi executado, garantindo mais segurança para os motoristas. Ajudou muito a comunidade”, afirmou a dona de casa Isamara Aparecida Marcelino, 43 anos, que reside no Buquirinha 1, na região norte.

Serviços de maior demanda

Um total de 16.189 lâmpadas foram trocadas de janeiro a julho deste ano, em atendimento aos pedidos feitos pela Central 156.  Neste mesmo período, foram tapados 4.057 buracos e realizados 619 reparos e terraplenagem em vias não pavimentadas, além de 2.486 roçadas e capinas, 2.902 podas de árvores e 1.712 limpezas e retiradas de lixo e entulho.