Usuários aprovam atendimento na nova Farmácia Central
14/08/2017
Munícipes e funcionários na Farmácia Central
A nova farmácia é responsável pela entrega de medicamentos fornecidos pelos governos das três esferas de administração Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gabinete

O atendimento na nova Farmácia Central começou na manhã desta segunda-feira (14), na avenida São José, 630, no centro de São José dos Campos. O prédio, onde funcionava o posto de coleta do antigo laboratório central, foi todo reformado pela Prefeitura, para melhor atender a população. A farmácia vai funcionar no período das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Dalton de Morais, 65 anos, retira medicamentos para a esposa a cada dois meses. Ele esteve logo cedo na unidade e disse ter gostado da mudança. “O local é de fácil acesso e agora tem uma sala de espera onde aguardamos ser chamados”, disse.

Outra usuária que foi cedo na unidade foi Wiltrud Pfnanmuller, 80 anos, que gostou do rápido atendimento. “Não levou nem dez minutos do tempo em que fui chamada na recepção para pegar o medicamento”, disse.

Até sexta-feira passada, o atendimento era realizado no prédio da Unidade de Especialidades de Saúde, na avenida Madre Tereza. O novo espaço ganhou mais guichês de atendimento, sala de espera para melhor receber os usuários e também um melhor sistema de logística para recebimento e entrega dos medicamentos. O prédio recebeu reparos e uma nova pintura.

A nova farmácia, gerenciada pela Secretaria de Saúde, será responsável pela entrega de medicamentos fornecidos pelo Estado, governo federal e município por meio de processos administrativos. Também passarão a ser entregues no local os medicamentos do Famme (Fundo de Assistência Médico e Medicamentosa), dos servidores municipais, e os medicamentos especiais dos pacientes atendidos pela rede de atenção psicossocial.

Os governos Estadual e Federal têm uma relação de 130 medicamentos disponíveis e atende 6.500 pacientes. Pelo município são fornecidos em média 330 medicamentos, por meio de processos judicializados, e atendidas 297 pessoas.

Com a unidade, os medicamentos liberados por processos administrativos ficarão centralizados em um único local, de fácil acesso, próximo ao terminal rodoviário central, com mais espaço e conforto para atender a população.

Os medicamentos básicos e de alto custo da demanda de rotina, fornecidos pela Prefeitura, continuarão a ser distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município, mantendo o fluxo hoje existente. Já os medicamentos básicos sob responsabilidade do Famme também passarão a ser distribuídos pelas UBSs.