Casa de Cultura Júlio Neme comemora 23 anos
14/08/2017
Casa de Cultura Júlio Neme, em São Francisco Xavier: década de 90
Casa de Cultura Júlio Neme, em São Francisco Xavier: década de 90 Foto: Divulgação/FCCR

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Casa de Cultura Júlio Neme, no distrito de São Francisco Xavier, região norte de São José dos Campos, completa este mês 23 anos de existência e, para comemorar, realizará uma programação cultural especial nos dias 16, 19 e 20 com atividades de música, dança e cinema, que acontecerão na praça Cônego Antônio Manzi, região central do distrito. Toda a programação é aberta ao público. 

A programação começa na quarta-feira (16), às 20h, com a exibição de obras audiovisuais da 2ª Mostra Formiga Independente, projeto beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). Haverá uma participação especial de alunos de escolas públicas do distrito que, ao final, poderão bater um papo com os autores da mostra.

No sábado (19), às 17h, o grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário, faz uma apresentação estética de dança, fé e cultura popular. E às 20h o grupo de viola Esperança Caipira resgata a tradição das músicas caipiras interpretadas por Tião Carreiro e Lourival dos Santos. 

A programação prossegue no domingo (20) pela manhã, às 10h30, com apresentação de mais música caipira, desta vez do grupo de viola Oliveira Neto e Amigos, que tem no repertório clássicos como O Menino da Porteira, Chalana e Chico Mineiro. Às 13h aprendizes da casa de cultura realizam uma apresentação de dança tribal.

No encerramento da programação, às 13h30, o grupo Artvidance Urban Crew, que reúne 20 dançarinos de várias regiões da cidade, fará uma apresentação de dança de rua. 

Júlio Neme

O patrono da Casa de Cultura, Júlio Neme, era filho de comerciantes e advogado por formação. Júlio manifestou seu interesse pela música ainda na adolescência, quando aprendeu a tocar violão e piano. Mais tarde, além de ter aprendido acordeon e gaita, dedicou-se especialmente à viola caipira, tanto em trabalhos independentes quanto em apresentações ao lado do Grupo Piraquara.

Reconstrução

No início de julho, criminosos explodiram um caixa eletrônico do Santander, que ficava no mesmo prédio da Casa de Cultura Júlio Leme, danificando e comprometendo sua estrutura. Com isso, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo transferiu as atividades regulares do espaço para o Núcleo de Ação Cultural de São Francisco Xavier e para a Biblioteca Solidária do distrito. 

Por esta razão é que a programação especial de aniversário será realizada na praça Cônego Antônio Manzi. A previsão é que a reconstrução do local esteja pronta até o final do ano, por meio do Santander.

Casa de Cultura Júlio Neme

Praça Cônego Antônio Manzi, s/nº - Distrito de São Francisco Xavier
(12) 3924-7300