Mutirão realiza 67 cirurgias eletivas em dois fins de semana
14/08/2017
Fachada do Hospital Municipal, que é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos
Fachada do Hospital Municipal, que é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

Um total de 67 procedimentos, sendo 37 de hérnias inguinais, 6 de colecistectomias (vesículas) e 24 laqueaduras foram realizados pelo Hospital Municipal no segundo final de semana consecutivo. O mutirão de cirurgias eletivas, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, deverá reduzir a demanda reprimida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Para esta semana estão previstas mais 35 cirurgias de hérnias inguinais e 12 laqueaduras. Os pacientes estão sendo chamados pela ordem cronológica da fila da Sams (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde). As cirurgias do mutirão estão sendo agendadas para horários alternativos, principalmente aos sábados, para não atrapalhar a rotina do HM. Até o final do ano, o mutirão prevê a realização de 750 procedimentos.

A cidade foi contemplada com uma verba de R$ 990.552,91 do governo federal para a realização dessas cirurgias eletivas, que são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades. 

A portaria do Ministério da Saúde, estabelecendo a estratégia para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do SUS, foi assinada em maio passado. Pela portaria, os municípios tiveram prazo de 40 dias para se habilitar ao programa, como a adesão à fila única estadual, que foi criada em abril deste ano. Serão chamados para as cirurgias os pacientes do município que aguardam nesta fila.

A regulação do acesso dos pacientes, o agendamento e a realização dos procedimentos deverão estar de acordo com a fila única estadual, a qual deve considerar tanto a ordem de ingresso, bem como critérios clínicos que justifiquem a priorização.