Idosos participam de palestra sobre saúde auditiva
15/08/2017
O objetivo foi falar sobre os cuidados com a audição, sinais indicativos de problemas e prestar orientações para a prevenção
O objetivo foi falar sobre os cuidados com a audição, sinais indicativos de problemas e prestar orientações para a prevenção Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de cem idosos participaram, na manhã desta terça-feira (15), da palestra sobre Saúde Auditiva – Cuidados com a Audição, na unidade Sul da Casa do Idoso, em São José dos Campos. O evento foi realizado pela AADA - Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo, empresa parceira da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo foi falar sobre os cuidados com a audição, sinais indicativos de problemas e prestar orientações para a prevenção. Na palestra, ministrada pelas fonoaudiólogas Luciana Cristofoletti e Raquel Dario, foram abordados fatores como a diminuição e perda de audição, zumbidos e a interferência de problemas no convívio do idoso.

Durante a palestra, os idosos puderam esclarecer suas dúvidas. Dona Elza Maria de Oliveira, 78 anos, por exemplo, disse que sente muita coceira nos ouvidos e costumo usar “grampo de cabelo para coçar”.  “Hoje fiquei sabendo que isso pode provocar acidente”, disse a moradora do Bosque dos Eucaliptos.

Já o marido de dona Elza, aproveitou para se informar sobre a importância da avaliação médica. “Há três anos venho notando uma certa dificuldade para ouvir, hoje entendi que com a idade nossa audição diminui e que, por isso, é importante fazer uma avaliação médica”, citou Pedro Lopes de Oliveira.

“Queremos que os idosos tenham informação sobre o assunto porque vemos que muitos deles sofrem com a diminuição da audição e se isolam das pessoas. Queremos mostrar que os problemas de audição têm tratamento”, ressaltou a fonoaudióloga Luciana Cristifoletti. 

Segundo estudos do Ministério da Saúde, 70% dos idosos apresentam deficiência auditiva. Em grande parte isso se deve ao processo natural de envelhecimento, mas também pode estar relacionado à exposição constante a ruídos, lesões e herança genética. 

Todas as atividades desenvolvidas nas quatro unidades da Casa do Idoso têm a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Mais informações pelo telefone de cada unidade: Unidade Centro (3909-8600), Sul (3916-4378), Leste (3921-5666) e Norte (3966-2360).