População ganha mais segurança na ponte entre Santa Júlia e Putim
15/08/2017
Cabeceira da ponte
A recuperação das cabeceiras da ponte que liga os dois bairros da região sudeste beneficia motoristas, motociclistas e pedestres Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a recuperação das cabeceiras da ponte que faz a ligação entre os bairros Santa Júlia e Putim, na região sudeste. O serviço, realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, garante mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres.

A ponte corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada por chuvas nos últimos meses. Com isto, as tubulações de concreto se romperam.

Para a recuperação, foi utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, foram implantados 39 metros cúbicos de gabiões.
As tubulações de concreto também foram refeitas pelas equipes da Prefeitura.

Jardim Pernambucano
Na semana passada, a Prefeitura concluiu a recuperação das cabeceiras da ponte do Jardim Pernambucano, nas proximidades da Obra Social Magnificat, também na zona sudeste.

Monitoramento
Além das duas pontes na zona sudeste, estão sendo recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte. O serviço é complexo e deverá ser concluído em quatro meses.

Desde março, a Prefeitura substituiu outras três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, na zona norte. Na mesma região, foram trocadas as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.
Já na zona sul, foi recuperada a ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro (leste) e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.