Com capacitação, jovens se empregam e conseguem bolsas
16/08/2017
Formatura de alunos do Projeto Primeira Chance
Os participantes receberam o certificado em cerimônia de encerramento no auditório da ACI (Associação Comercial e Industrial) Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Aprendizado, experiência e persistência. Essas foram algumas das palavras usadas pelos alunos formandos do Projeto Primeira Chance para descrever o curso. O projeto é promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa Qualifica São José e tem como objetivo capacitar jovens residentes no município para o mercado de trabalho e busca do primeiro emprego.

Nesta quarta-feira (16), os participantes receberam o certificado em cerimônia de encerramento no auditório da ACI (Associação Comercial e Industrial). A primeira turna do programa foi formada por 50 jovens.

Resultados positivos puderam ser observados, como exemplo, por cinco alunos que conseguiram vaga no mercado de trabalho, além de outros que obtiveram bolsas em universidades e conseguiram ingressar no ensino superior. Ao término da cerimônia, os formados também entregaram currículos para os empresários que foram convidados para o evento.

Gleice Ariene, 19 anos, foi uma das alunas impactadas pelo curso, decidiu mudar a área de atuação e cursar gestão de economia. “O Projeto Primeira Chance deu foco para seguir meu sonho”, ressaltou.

Das 15 horas de carga horária de aulas, a que mais chamou a atenção de Gabrielle Mendes da Silva, 19 anos, foi o que aprendeu de dicas sobre o mercado de trabalho, ministrada por representantes do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola).

As aulas foram divididas em cinco módulos, Postura Profissional, Montagem de Currículo, Empregabilidade, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho. Esses módulos, de acordo com o participante Sérgio Antônio da Silva Filho, 19 anos, se interligaram, facilitando o entendimento propostos pelo curso.

Os módulos foram oferecidos por meio de parcerias com as instituições: BZ Marketing, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com o empresário Pedro Gustavo.

Qualifica

O Qualifica São José é um programa da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que tem por objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos que possam agregar valor aos seus currículos e torná-los mais competitivos na disputa por um novo emprego.

É também atribuição do Qualifica São José oferecer cursos que motivem o espírito empreendedor dos inscritos, seja para buscar um novo ou primeiro emprego ou até mesmo constituir uma empresa.

O total de cursos oferecidos no primeiro semestre representou 5.101 vagas e até o fim de agosto, terão mais 480. O Programa Qualifica soma um total de 62 cursos oferecidos neste ano.

Robótica

O Programa Qualifica abre, nesta quinta-feira (17), inscrições para o programa “#JovemTec”, de treinamento na tecnologia de robótica.

Também prosseguem abertas inscrições para os cursos Auxiliar de Departamento Pessoal, Conhecimentos e Práticas de Auxiliar Administrativo e Espaços confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados, oferecidos em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

As inscrições para os cursos e outros que sejam promovidos pelo Programa Qualifica São José, devem ser feitas pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou Central 156.