São José tem saldo positivo de 322 postos de trabalho em julho
16/08/2017
Operários na construção
De acordo com a pesquisa, a construção civil se destacou, com a conquista de 242 empregos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Dados divulgados nessa semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que no mês de julho, São José dos Campos obteve um saldo positivo de 322 postos de trabalho. Esse é o melhor resultado desde 2014.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e contratações. Em 2014, a cidade registrou um saldo negativo de emprego de - 536 postos de trabalho. Na sequência de saldos de postos de emprego, São José registrou -5.450, em 2015, e - 4.226, em 2016.

Em janeiro deste ano, a recuperação foi acentuada. O saldo negativo de empregos na cidade teve considerável melhora, passando para -81.

A pesquisa indicou ainda que, do saldo positivo de 322, em São José dos Campos a construção civil se destacou com a conquista de 242 postos de trabalho e a indústria com 104.

Programa Qualifica São José

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os resultados positivos refletem também o empenho da Prefeitura, que tem trabalhado em todas as áreas visando a geração de emprego e renda no município.

Uma dessas medidas refere-se Programa Qualifica São José, que capacita os trabalhadores para a disputar de vagas trabalho, que pouco a pouco o mercado vai retomando.

Somente no primeiro semestre deste ano, já foram ofertadas pela Prefeitura, gratuitamente, mais de 5 mil vagas em cursos de capacitação, que totalizaram cerca de 3 mil horas de aprendizado, em cerca de 40 cursos.

O programa Primeira Chance, voltado para jovens de 18 a 24 anos, é um desses cursos do Qualifica São José e que já trouxe bons efeitos. O curso tem como objetivo qualificar jovens residentes de São José para o mercado de trabalho e auxiliar na busca do primeiro emprego. A formatura da primeira turma aconteceu nesta quarta-feira (16) e alguns já conseguiram se empregar, assim como outros obtiveram bolsas de estudos e ingressaram no ensino superior.

Sala do Empreendedor

Outro fator importante para esses resultados positivos, segundo os técnicos, é a desburocratização implementada pela Prefeitura junto as ações da Sala do Empreendedor. O empreendedor ganhou mais agilidade na abertura de sua empresa, com prazo recorde de até três dias.