Escolas compartilham salas de aula e quadras com a comunidade
17/08/2017
pessoas com deficiência visual têm a oportunidade de praticando goalball
Na quadra da Emef Profª Palmyra Sant’Anna, pessoas com deficiência visual têm a oportunidade de praticar o goalball Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Para buscar maior integração com a família e oferecer mais opções de lazer e entretenimento, a Prefeitura de São José dos Campos abre as escolas da rede municipal para a comunidade, compartilhando quadras, salões e salas de aula. A única exigência é que atividades desenvolvidas nesses espaços públicos sejam gratuitas e atendam aos interesses dos moradores.

Das 48 escolas de ensino fundamental de São José, 25 estão sendo utilizadas atualmente pela população com aulas de capoeira, ensino religioso, taekwondo, futebol, goalball, aulas de artesanato, zumba, futsal, judô. As atividades acontecem aos finais de semana ou no período noturno, fora do horário de aula normal das escolas.

Esse é o caso da Emef Emmanuel Antônio dos Santos, no bairro Frei Galvão, região leste, onde são oferecidas aulas de capoeira às sextas-feiras à noite. O projeto é de responsabilidade de Ronaldo da Costa Rodrigues, 46 anos, conhecido como Mestre Berimbau. “Faço isso por paixão a capoeira e pelos jovens da nossa comunidade. Além dos benefícios do esporte, a capoeira incentiva o bom rendimento escolar e o respeito com o próximo”, disse.

Entre os mais de 40 alunos do Mestre Berimbau está Lednilson de Morais, 40 anos, que foi incentivado pelo neto Ryan Phillipe, 11 anos, a praticar o esporte na escola. “Eu jogo capoeira há mais de 25 anos, mas já não tinha o mesmo ritmo. Meu neto se interessou pela aula e me trouxe com ele. Isso nos aproximou e ajudou muito no desenvolvimento dele. Aqui temos segurança e um ambiente acolhedor”, destacou Lednilson.

Na região sudeste, a Emef Pinheirinho dos Palmares, inaugurada em fevereiro deste ano, disponibiliza salas de aula para encontros religiosos. Aos sábados pela manhã, representantes da Paróquia Santa Luzia oferecem catequese para crianças e adolescentes do bairro. 

A moradora do Residencial Pinheirinho dos Palmares, Maria Aparecida Silva Santos, 30 anos, tem dois filhos na catequese e comemora mais esta conquista para a comunidade. “Cada ação positiva para nossos filhos é motivo de celebração para nós. Se não fosse a escola ceder o espaço, eles teriam que percorrer um trajeto longo até a capela mais próxima. Fico tranquila, pois sei que estão em segurança”, enalteceu a mãe de Juan Adrian e Ana Júlia. 

Já na Emef Profª Maria Nazareth de Moura Veronese, região leste, a quadra esportiva está emprestada para o professor de futebol, Isac Gomes da Costa, 42 anos, que ministra aulas gratuitas de futebol para 115 crianças e adolescentes do bairro Jardim da Granja. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno.

Rafael dos Santos, 6 anos, é um dos alunos que adora jogar bola. Sua mãe, Eliana dos Santos Sobrinho, 50 anos, comemora a oportunidade. “O treinador é muito dedicado e os meninos o respeitam bastante. Além da diversão, esse projeto incentiva o bom comportamento e o comprometimento das crianças, já que um dos requisitos para treinar é manter boas notas na escola”, destacou.

Atividade especial

Na quadra da Emef Profª Palmyra Sant’Anna, na Vila Industrial, na região leste, pessoas com deficiência visual têm a oportunidade de praticar o goalball no período noturno. Coordenada pelo Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo de São José dos Campos, a organização visa fomentar a prática de atividade física como lazer e o esporte de competição, com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência.

Aos 43 anos, Adilson Benedito de Oliveira é um dos jogadores que representa São José nos campeonatos de Goalball. Há 12 anos ele perdeu a visão em um acidente de trabalho e há 8 descobriu o esporte. “Foi o que me ajudou a superar e perceber que a vida não havia acabado, só estava recomeçando. Hoje eu vivo para o esporte e com a equipe Athlon já conquistei importantes vitórias para a cidade. É fundamental ter incentivadores apoiando o esporte”, destacou.

Compartilhando conhecimento

Um grupo formado por ex-alunos da Emef Profª Maria Amélia Wakamatsu, no Campos de São José, região leste, vem desenvolvendo o projeto Bússola para ajudar os estudantes do 7º e 8º ano da escola que vão participar do processo seletivo do Casdinho -- um curso preparatório de vestibulinho para o Ensino Médio Técnico em instituições da cidade.

Mais preparados nos estudos, eles entenderam que poderiam compartilhar seus conhecimentos em prol dos colegas mais jovens que enfrentariam o mesmo desafio. As aulas acontecem entre os meses de agosto e outubro, sempre aos sábados, para cerca de 50 alunos que utilizam as salas de aula da escola. 

A solicitação
O empréstimo das salas de aula e quadras esportivas pode ser solicitado na secretaria da escola e é autorizado somente em horários em que não aconteçam aulas ou atividades escolares.


Veja a relação de escolas que compartilham seus espaços


ESCOLA  ATIVIDADE 
Emef Prof. Álvaro Gonçalves Zumba
Emef Prof. Antonio Palma Sobrinho Escolinha de futebol
Emef Profª Elizabete de Paula Honorato Judô e capoeira
Emef Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua Taekwondo e ginástica 
Emef Emmanuel Antônio dos Santos Curso de artesanato, capoeira, judô
Emef Prof. Hélio Augusto de Souza Taekwondo
Emef Profª Ildete Mendonça Barbosa Futebol
Emef Profª Ilga Pusplatais Grupo de oração
Emef Prof Luiz Leite Encontro religioso
Emef Profª Luzia Levina Aparecida Borges Futebol
 Emef Profª Maria Amélia Wakamatsu Aulas de reforço
 Emef Profª Maria de Melo Partidas de futebol
 Emef Profª Maria Nazareth de Moura Veronese Escolinha de futebol
 Emef Profª Mariana Teixeira Cornélio Escolinha de futebol
 Emef Profª Mercedes Carnevalli Klein Encontro de casais - igreja católica
 Emef Mercedes Rachid Edwards Escolinhas de vôlei, futebol, ginástica rítmica e jiu jitsu.
 Emef Prof. Moacyr Benedicto de Souza Capoeira, reunião Amigos do Bairro e encontros religiosos
 Emef Profª Palmyra Sant'Anna Goalball
 Emef Dom Pedro de Alcântara Recreação para crianças
 Emef Rio Comprido Capoeira e zumba
 Emef Profª Rosa Tomita Encontro religioso, recreação para crianças e judô
 Emef Profª Ruth Nunes da Trindade Escolinha de futebol, aulas de música, escola dominical
 Emef Profª Sonia Maria Pereira da Silva Recreação para jovens (igreja católica)
 Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto Desbravadores (escoteiros)
 Emef Pinheirinho dos Palmares Catequese