Unidades de saúde fazem teste e orientam sobre hepatites B e C
17/08/2017
Banner da campanha
A campanha tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que possibilita tratamento eficaz e mais rápido Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove de segunda (21) a sexta-feira (25) a “Semana Amarela”, que visa conscientizar a população sobre as Hepatites B e C. Todas as unidades de saúde vão entregar entregar material educativo e estarão mobilizadas para realizar a testagem rápida para estas doenças.

A campanha tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que segundo a Secretaria de Saúde, possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Durante esta semana, a população receberá aconselhamento antes e depois do exame. Em caso positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no ambulatório de hepatites, que funciona junto à Unidade de Especialidades (UES) da Secretaria de Saúde, na avenida Madre Tereza, 449, no centro da cidade.

As ações educativas e o teste rápido serão intensificados nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Especialidades e no Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI), que fica na rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, região centro.

As doenças

As hepatites virais são doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado e que podem levar a cirrose e ao câncer. As hepatites B e C são doenças transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue.

Para se prevenir é recomendado o uso de preservativos e a administração de três doses da vacina de Hepatite B. Para Hepatite C não existe vacina. Outra forma de prevenção é não compartilhar material de uso pessoal, como alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente, entre outros.

Os testes para Hepatites B e C estão disponíveis nos serviços de saúde para todas as pessoas. O teste para Hepatite C é recomendado, sobretudo, para quem tem mais de 40 anos, pois pode ter havido exposição ao vírus na juventude.

O uso de drogas também está relacionado à transmissão das Hepatites e outras doenças. Tatuagens e piercings só devem ser feitos em locais autorizados e é necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável. As Hepatites B e C têm tratamento gratuito no SUS (Sistema Único de Saúde). 

Casos

São José dos Campos registrou nos primeiros seis meses deste ano 14 casos de Hepatite B e 41 de Hepatite C. Durante todo o ano de 2016, foram registrados 45 casos de Hepatite B e 104 de Hepatite C.