Exposição temporária terá trabalhos feitos com palha
21/08/2017
Exposição de obras feitas de palha
A exposição acompanha o tema da programação deste ano, que destaca a cultura do milho pelo olhar da cultura popular Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como parte da programação do Mês do Folclore de 2017, de 22 de agosto a 1º de setembro, o Museu do Folclore de São José dos Campos montou uma exposição temporária que reúne trabalhos feitos com a palha de milho, pelos artesãos Donizetti Pinto Ribeiro, de São José dos Campos, e Maria Gisela de Souza, de Redenção da Serra.

A exposição reúne bolsas, cestos, caixas, bonecas, flores e imagens de santinhos e acompanha o tema da programação deste ano, que destaca a cultura do milho pelo olhar da cultura popular e que tem o seguinte slogan: ‘Milho: De grão em grão... se alimenta toda a criação’. 

Os trabalhos estarão expostos na Sala de Tecnologias (trabalhos de Donizetti Pinto Ribeiro) e na Sala Brasil (trabalhos de Maria Gisela de Souza). Além dos trabalhos, os alunos poderão acompanhar nas duas salas dois vídeos que mostram como são produzidos os objetos com a palha do milho (vídeo 1 e vídeo 2). 

Durante o período de atividades do Mês do Folclore a exposição será vista por mais de 2.700 alunos de 26 escolas públicas e particulares. Depois disso e até o dia 31 de outubro, a exposição poderá ser visitada pelo público espontâneo do Museu do Folclore, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e acontece anualmente por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular. O Museu fica à avenida Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade, em Santana (região norte).

Comemoração na Fundhas 

Nesta terça-feira (22), 130 crianças entre 6 e 10 anos, da Unidade Embraer (rua João Rodolfo Castelli, 96, Putim) da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), vão comemorar o Dia do Folclore com o espetáculo interativo de bonecos do projeto Teatro Cidadão.

A peça de teatro, da própria fundação, apresenta figuras folclóricas nacionais que ganham vida por meio de bonecos usados no espetáculo. O tema traz ‘causos’ e lendas da mãe d’água, saci-pererê, curupira, entre outros personagens.

Até o final deste mês, o espetáculo percorrerá todas as onze unidades que integram a Divisão Regional da Fundhas. A iniciativa busca valorizar o folclore entre as crianças atendidas na instituição.