Prefeitura promove oficina de artesanato como geração de renda
21/08/2017
Oficina de Feltro
As oficinas são gratuitas e voltadas tanto para as famílias atendidas nas unidades dos Cras, quanto para a população geral Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, está promovendo uma série de oficinas de artesanato nas unidades dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social). 

O objetivo é a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, além de promover o aprendizado, o desenvolvimento de habilidades, a convivência em grupo e o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.

Para Mônica Aparecida Jesus, 36 anos, o curso é uma oportunidade. “Estou desempregada e tenho três filhos. A oficina é um ofício que futuramente vai complementar minha renda”, disse a moradora do Jardim da Granja. 

Segundo Neri Aparecida Santos, 53 anos, a oficina é uma terapia. “Sou costureira e já frequento o Cras há quatro anos. Gosto das oficinas porque mexe com a cabeça e funciona como terapia.”, contou a aluna.

As oficinas são gratuitas e voltadas tanto para as famílias atendidas na unidade, quanto para a população geral. Foram criadas turmas, com 15 alunos cada, e as aulas acontecem nas sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. Os interessados podem se inscrever no telefone 3911-7651. Atualmente as vagas disponíveis são para o período da manhã, das 8h30 às 11h30. 

Todo o material utilizado na oficina pelas participantes é disponibilizado pelo órgão público. Outras oficinas estão previstas para acontecer no mês de setembro.

Sobre o Cras
O órgão é uma unidade pública e oferta serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Suas (Sistema único de Assistência Social), prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social. O município conta com oito unidades distribuídas pelas regiões. O atendimento no Cras acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.