Estão abertas as inscrições para a nova creche do Santa Edwiges
21/08/2017
Nova Creche
Como esta escola está em fase final de acabamento, as inscrições podem ser feitas em qualquer escola de educação infantil da cidade Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Os moradores da região sul de São José dos Campos ganharam uma nova creche de período parcial para atender cerca de 350 crianças de 0 a 3 anos. As inscrições para a unidade do Jardim Santa Edwiges começam nesta segunda-feira (21) e seguem até o dia 1º de setembro.

Como esta escola está em fase final de acabamento, a Secretaria de Educação e Cidadania ainda não realiza atendimentos no local e as inscrições podem ser feitas em qualquer escola de educação infantil da cidade. Os pais ou responsáveis devem apresentar Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência e CPF do responsável legal.

Ao término das inscrições, as famílias selecionadas serão contatadas para oficializar a matrícula. As aulas no Santa Edwiges terão início no dia 25 de setembro. Esta escola será a terceira entregue pela Prefeitura de São José dos Campos nesse ano.

No primeiro semestre, 217 crianças de 0 a 3 anos foram atendidas na região sul com a inauguração da escola do Campo dos Alemães. Neste mês de agosto, outras 600 crianças iniciaram a vida escolar na Emei Maria Aparecida Ottoboni, no Alto da Ponte, região norte, e mais 650 vagas estão disponíveis na creche do Jardim Monterrey, na região leste, que também dará início às aulas em setembro.

Até o mês de dezembro, a Emei Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste, também deverá ser entregue pela Prefeitura, ofertando 650 vagas, para o início de 2018, voltadas às crianças de 0 a 5 anos para a comunidade local.

Ampliações

Para expandir o atendimento em toda a cidade, além das construções de novas escolas, três unidades estão sendo ampliadas pela Prefeitura nos bairros Santa Inês, Novo Horizonte e Monte Castelo. Juntas abrirão 420 oportunidades de estudo. Desta forma, em um ano, mais de 2.700 crianças terão conquistado vaga nas escolas de São José.

A rede de ensino municipal de São José dos Campos possui 47 escolas de educação infantil atendendo alunos de 0 a 3 anos em período integral e outras 54 em período parcial.  Segundo técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, o atendimento em período parcial, por cinco horas, é suficiente para atender as necessidades educativas das crianças e seu desenvolvimento.