Idosos são convocados para recadastramento do benefício
21/08/2017
Fachada Cras
Idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada devem realizar a revisão cadastral junto ao Cras mais próximo Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, está convocando os idosos inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) para a revisão cadastral junto ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência.

Os idosos, beneficiários do programa assistencial BPC, foram convocados por meio de cartas para reavaliação do benefício e inscrição no CadÚnico. O recadastramento para os idosos terá início a partir da próxima quarta-feira (23) e segue até dezembro.

No município, 4.900 idosos recebem esse benefício. Destes, 3.581 estão com o cadastro desatualizado.

Documentos necessários
Para a revisão cadastral e para inserção no CadÚnico, o beneficiário precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, holerite, carteira de trabalho, certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido), certidão de nascimento, cartão de vacina (para crianças de 0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

Quem tem direito
Pessoas idosas ou com deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família, têm o direito a receber o BPC. Para receber o benefício é preciso também ter renda familiar mensal de um quarto do salário mínimo vigente, por integrante da família, e não ser beneficiário de outros programas de complementação de renda, como pensões e outros benefícios. Famílias com crianças com microcefalia também podem ser incluídas nesse programa.